[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]
Moderators: leofer40, Castanhola
- CarlosManta
- Euro-Master

Benfica ou Belém devem ser ou não localidades onde se registam notas
O Ord€p e o suntzu também andam lá à colherada. Basicamente são os Tugas e os Alemães contra os Belgas.
Um austríaco fez uma sugestão interessante, mas trabalhosa, de adoptar o sistema NUTS + LAU, já que é uma referência internacional e findava as dúvidas.
Contudo, com este sistema, a unidade mais pequena para Portugal passaria a ser a freguesia, o que em muitos casos é "grande demais" para o conceito de localidade, conforme eu o entendi pela descrição do Castanhola.
A única vantagem que eu vejo era a de que passaria a haver um número finito de opções (4257), cujo agrupamento hierarquico para consolidação de estatísticas está claramente definido.
O Ord€p e o suntzu também andam lá à colherada. Basicamente são os Tugas e os Alemães contra os Belgas.
Um austríaco fez uma sugestão interessante, mas trabalhosa, de adoptar o sistema NUTS + LAU, já que é uma referência internacional e findava as dúvidas.
Contudo, com este sistema, a unidade mais pequena para Portugal passaria a ser a freguesia, o que em muitos casos é "grande demais" para o conceito de localidade, conforme eu o entendi pela descrição do Castanhola.
A única vantagem que eu vejo era a de que passaria a haver um número finito de opções (4257), cujo agrupamento hierarquico para consolidação de estatísticas está claramente definido.
- Castanhola
- Euro-Master

Acompanhei essa discussão na altura, apesar de não ter intervido directamente (não ia dizer nada de novo) e até a tinha comentado com o suntzu há dias, por causa do Mr. Euro ser mais teimoso que uma mula...
Evidentemente que Belém e Lisboa não são localidades autónomas e devem fazer parte de Lisboa. Já o caso de Amadora, etc, é diferente. Estas são cidades criadas administrativamente e portanto distintas de Lisboa. A seu tempo isso será resolvido. Nos últimos tempos têm sido corrigidos muitos problemas desse tipo, embora não sejam tão visíveis como o caso de Lisboa. Se me quiserem enviar situações desse género que encontrem eu posso juntar tudo para depois resolver de uma vez. Pensei até em criar um tópico local para correcção de coordenadas e afins, pois não faz muito sentido andar a pedir essas coisas no tópico internacional, quando temos utilizadores portugueses que o podem fazer (BogPoet, lmviterbo, Castanhola). Mas de qualquer modo sigo sempre o tópico internacional com atenção.
Neste momento estou a fazer um apanhado das "regras" sobre o que é uma localidade, como se deve registar, etc... Sim, porque esse problema não é discutido apenas aqui entre nós, em muitos outros países esse assunto está a ser discutido e pelas mesmas razões pelas quais o fazemos aqui... Em parte porque o sistema implementado não é rígido e permite alguma liberdade aos utilizadores, e também ao facto de não haver uma orientação mais completa a esse respeito na ajuda do EBT.
Esta informação está um pouco dispersa, mas encontra-se. Logo que tenha as minhas conclusões vou tratar de enviar as questões que ficarem por esclarecer ao Gauss, por exemplo, que será uma das pessoas mais indicadas apara as esclarecer. Posso depois colocá-las aqui...
Evidentemente que Belém e Lisboa não são localidades autónomas e devem fazer parte de Lisboa. Já o caso de Amadora, etc, é diferente. Estas são cidades criadas administrativamente e portanto distintas de Lisboa. A seu tempo isso será resolvido. Nos últimos tempos têm sido corrigidos muitos problemas desse tipo, embora não sejam tão visíveis como o caso de Lisboa. Se me quiserem enviar situações desse género que encontrem eu posso juntar tudo para depois resolver de uma vez. Pensei até em criar um tópico local para correcção de coordenadas e afins, pois não faz muito sentido andar a pedir essas coisas no tópico internacional, quando temos utilizadores portugueses que o podem fazer (BogPoet, lmviterbo, Castanhola). Mas de qualquer modo sigo sempre o tópico internacional com atenção.
Neste momento estou a fazer um apanhado das "regras" sobre o que é uma localidade, como se deve registar, etc... Sim, porque esse problema não é discutido apenas aqui entre nós, em muitos outros países esse assunto está a ser discutido e pelas mesmas razões pelas quais o fazemos aqui... Em parte porque o sistema implementado não é rígido e permite alguma liberdade aos utilizadores, e também ao facto de não haver uma orientação mais completa a esse respeito na ajuda do EBT.
Esta informação está um pouco dispersa, mas encontra-se. Logo que tenha as minhas conclusões vou tratar de enviar as questões que ficarem por esclarecer ao Gauss, por exemplo, que será uma das pessoas mais indicadas apara as esclarecer. Posso depois colocá-las aqui...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Finalmente, li agora todas as mensagens desse tópico e realmente não consigo perceber a falta de lógica do Mr. Euro, nem a animosidade dele contra o Dakkus. Enfim, há pessoas casmurras, como nós bem sabemos aqui no fórum português.Castanhola wrote:Acompanhei essa discussão na altura, apesar de não ter intervido directamente (não ia dizer nada de novo) e até a tinha comentado com o suntzu há dias, por causa do Mr. Euro ser mais teimoso que uma mula...![]()
Atenção, eu sou só plotter e julgo que os outros também. Isto é, julgo que não há nenhum português com as capacidade de City Admin para poder, por exemplo, fazer aquilo que o Mr. Euro pelos vistos se recusa a fazer (considerar Benfica e Belém como parte de Lisboa), mesmo depois de ter aceitado a regra de que os ebtistas de cada país é que sabem sobre o seu próprio país.Castanhola wrote:Pensei até em criar um tópico local para correcção de coordenadas e afins, pois não faz muito sentido andar a pedir essas coisas no tópico internacional, quando temos utilizadores portugueses que o podem fazer (BogPoet, lmviterbo, Castanhola).
- CarlosManta
- Euro-Master

Confesso a minha simpatia pelo nosso amigo Belgalmviterbo wrote:realmente não consigo perceber a falta de lógica do Mr. Euro, nem a animosidade dele contra o Dakkus. Enfim, há pessoas casmurras, como nós bem sabemos aqui no fórum português.![]()
Estou a brincar, mas com um fundo de verdade. Eu percebo os motivos dele, quanto à situação na Bélgica, mas é incompreensível a interpretação errada que ele quer fazer dos exemplos dados e aplicá-los a outros países.
Trocando por miúdos: É vulgar nos países germânicos o centro das cidades terem designações como zentrum, altstadt, innenstadt, mitte nord, zud, que entre nós seriam centro, baixa, etc.... Os suprasumos disseram claramente que estas designações devem ser merged com a cidade a que se referem. Nos mesmos países é vulgar contudo toda a província ter o nome da cidade capital de província (usei província mas entre nós pode ser análogo a distrito também), e é nesse sentido que esclarecem que cidades mais pequenas devem ser separadas da capital administrativa.
Até aqui, tudo bem, diferente mas nem tanto. Voltando à Bélgica, a realidade é que aí temos um país pequeno, ultra-divido, e com uma separação grave entre os francófonos e os flamengos. Bruxelas em particular é uma cidade francófona, mas emergida em território flamengo. Assim há imensos atritos entre belgas e flamengos, e daí a recuso do Mr. Euro em ver territórios flamengos sendo parte da francófona Bruxelas. O facto de ele nunca falar de Bruxelas mas sim de Ghent, quando toda a gente fala de Lisboa, Berlim e Viena, a meu ver é prova disso.
Isso é que é uma chatice. Até porque o ebt parece mais interessado em não ferir susceptibilidades e agradar a todos e a nunca fazer alterações.lmviterbo wrote:não há nenhum português com as capacidade de City Admin para poder, por exemplo, considerar Benfica e Belém como parte de Lisboa
Por exemplo a definição de localidade é algo extremamente local. Quando eles falam de "gemeinde" como unidade mínima, ou de "city shield" como factor de decisão, acho que essas coisas têm que ser decididas em cada país.
- lmviterbo
- Euro-Master

Olha, pelos vistos a carapuça serve-te. Mas olha que não tinha sido feita para ti...CarlosManta wrote:Confesso a minha simpatia pelo nosso amigo Belgalmviterbo wrote:realmente não consigo perceber a falta de lógica do Mr. Euro, nem a animosidade dele contra o Dakkus. Enfim, há pessoas casmurras, como nós bem sabemos aqui no fórum português.![]()
- lmviterbo
- Euro-Master

Isto é muito mais estranho para um leigo do que simplesmente localidade conforme definida na lista do código postal, ou coisa no género. Sim, porque, volto a insistir, a localidade está na lista do código postal. O Manual de Endereçamento 2008 dos CTT dá os seguintes exemplos:CarlosManta wrote:"Preencha o campo "cidade" com a designação associada ao código postal ou, no caso de ser diferente, com a localidade onde encontrou a(s) nota(s) a registar."
JOSÉ DA SILVA
AV PROF BENTO DE JESUS CARAÇA 61 1A
ALGUEIRÃO
2725-032 MEM MARTINS
FÁTIMA MARIA PEREIRA
R FLORES 14 RC ESQ
BAIRRO DA PEDRA
MATO CHEIRINHOS
2785-174 SÃO DOMINGOS DE RANA
A localidade, no primeiro exemplo, é Algueirão (e a designação postal é Mem Martins).
A localidade, no segundo exemplo, é Mato Cheirinhos (e a designação postal é São Domingos de Rana, e o "bairro ou local" é Bairro da Pedra).
Do Manual de Endereçamento 2008:
- Localidade - Designação completa da Localidade do Destinatário, de preferência sem abreviaturas. Esta informação deve aparecer isolada na linha imediatamente anterior à do Código Postal. No entanto, esta menção é desnecessária quando já conste na linha do Código Postal.
- Para além da localidade "principal", pode ser necessário incluir referência ao bairro ou local, em linha isolada logo após a linha da artéria.
- Código Postal - O código postal é composto por 7 algarismos seguidos da Designação Postal (nome de uma localidade ou freguesia definida pelos CTT).
O Código Postal inscreve-se sempre na última linha do endereço. As duas partes numéricas do código postal devem estar separadas por um hífen e a designação postal escrita em MAIÚSCULAS e separada dos algarismos por um espaço.
Last edited by lmviterbo on Fri Aug 01, 2008 8:40 pm, edited 2 times in total.
- Castanhola
- Euro-Master

Mas evidentemente que não existe, nem eu nunca o disse. Quando eu disse que podíamos resolver alguns assuntos aqui localmente falava de coordenadas.lmviterbo wrote:Atenção, eu sou só plotter e julgo que os outros também. Isto é, julgo que não há nenhum português com as capacidade de City Admin para poder, por exemplo, fazer aquilo que o Mr. Euro pelos vistos se recusa a fazer (considerar Benfica e Belém como parte de Lisboa), mesmo depois de ter aceitado a regra de que os ebtistas de cada país é que sabem sobre o seu próprio país.
Ou outros assuntos, como fusão de localidades e outras coisas para as quais não tenho autorização, envio-os directamente para um utilizador que o pode fazer e que trata disso rapidamente, ou pelo menos assim tem sido.
De qualquer modo será mais fácil assim do que colocar esses pedidos num tópico internacional, onde muitas vezes nem conhecem devidamente a realidade portuguesa. Outra vantagem é que assim, no caso de haver alguma incorrecção no pedido, penso que ela será detectada mais facilmente. Parece-vos que vale a pena abrir um tópico para esse fim?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- CarlosManta
- Euro-Master

Nada contra. Se calhar até localidade conforme código postal chega. Onde eu queria chegar era na inversão de "CTT ou localidade" em vez de "localidade ou então CTT". Com o intuito de evitar entradas do tipo "praia de alidecima"lmviterbo wrote:Isto é muito mais estranho para um leigo do que simplesmente localidade conforme definida na lista do código postal, ou coisa no género.CarlosManta wrote:"Preencha o campo "cidade" com a designação associada ao código postal ou, no caso de ser diferente, com a localidade onde encontrou a(s) nota(s) a registar."
- rui oeiras
- Euro-Master in Training

- Eureka.72
- Euro-Master

Re:
Caraças só agora é que reparei neste tópico... e pelo tamanho dos testamentos já vi que tenho por aqui uns dois dias de leitura...rui oeiras wrote:enquanto não se decidem... já registei mais 6 notas no Barril
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381
; 342
; 3
; 3
; 6
; 5
; 6
; 2
; 9
; 2
; 3 
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
MY HITS 381
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
- Castanhola
- Euro-Master

Re:
És tu que andas a registar no Barril usando a localidade de Encarnação?rui oeiras wrote:enquanto não se decidem... já registei mais 6 notas no Barril
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Re: Localidades
Cum caraças, então mas esta discussão ainda não acabou ??? 
- lmviterbo
- Euro-Master

Os CTT publicaram ontem online uma nova Lista de Código Postal (download oficial aqui).
Houve uma pequena limpeza, e a nova lista contém agora menos 732 localidades do que a anterior (são agora, entre localidades reais e as muitas que ainda aqui estão por engano, 42 932).
Exemplos de "localidades" que desapareceram:
Houve uma pequena limpeza, e a nova lista contém agora menos 732 localidades do que a anterior (são agora, entre localidades reais e as muitas que ainda aqui estão por engano, 42 932).
Exemplos de "localidades" que desapareceram:
- Abobreira (4635 FOLHADA) - a nova lista tem apenas uma Rua e uma Travessa da Aboboreira, na localidade Folhada.
- Achada (9370 CALHETA (MADEIRA)) - passou à temível coluna K ("bairros" e similares), mas com apenas uma via (Vereda Cruzes), além de haver uma série de vias que incluem o nome Achada mas que têm a coluna K vazia... Ou seja, provavelmente, se havia erro, continua a haver...
- Achada de Santo Antão (9370 ARCO DA CALHETA) - passou a Rua Achada Santo Antão (raisparta a falta de preposições), na localidade Arco da Calheta.
- Aeroporto (9950 BANDEIRAS) - passou a Rua do Aeroporto, na localidade Bandeiras.
- Agra (4610 LAGARES FLG) - passou a Rua da Agra, na localidade Lagares.
- Agras (4610 VÁRZEA FLG) - passou a Caminho da Agra, na localidade Várzea.
- Agrela (4635 VILA BOA DE QUIRES) - passou a Rua da Agrela, na localidade Vila Boa de Quires.
- Achada do Barro (9100 STO ANTÓNIO DA SERRA SCR) - provavelmente estava mesmo em falta; há um Caminho da Achada na localidade de João Ferrinho, e uma Vereda Achada na localidade Casais Próximos.
- Almotolias (2140 PARREIRA) - o CP7 2140-507 continha apenas a localidade Corvas de Baixo, agora inclui também esta Almotolias e ainda outras duas localidades, Palhas e Corvas de Cima.
- rui oeiras
- Euro-Master in Training

desculpem lá voltar ao temaCastanhola wrote:És tu que andas a registar no Barril usando a localidade de Encarnação?
eu estou a registá-las no Barril mas com a localidade Barril
dou-me como inocente