[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]
Moderators: leofer40, Castanhola
- Montgomery Burns
- Euro-Master

Re: Localidades
Pois, realmente parece cada vez mais que Vale Mourelos seja a forma mais apropriada. Um outro indicador, muito informal, é a quantidade de resultados no Google. Escrevendo ambas as formas (entre aspas), obtém-se mais resultados com "Vale Mourelos".
- A. Simões
- Euro-Master in Training

Este site é viável para saber as localidades?
- lmviterbo
- Euro-Master

Podes usar esse ou a informação geográfica oficial dos CTT. De qualquer forma, não há nenhuma informação perfeita. Infelizmente, longe disso. Por isso é que existe este tópico, onde os peritos ajudam a descobrir a localidade e código postal corretos para cada dúvida que aqui for colocada.
- A. Simões

Obrigado pela resposta.
Então segundo tanto um como outro site acabei de introduzir uma nova localidade no EBT, Milhundos.
Como tenho de fazer para que apareça no mapa? Milhundos é uma localidade do concelho de Penafiel, distrito do Porto.
Então segundo tanto um como outro site acabei de introduzir uma nova localidade no EBT, Milhundos.
Como tenho de fazer para que apareça no mapa? Milhundos é uma localidade do concelho de Penafiel, distrito do Porto.
- Castanhola
- Euro-Master

Tens apenas de esperar que eu, o lmviterbo, o Carlos Manta ou outros plotters da equipa internacional definam as coordenadas dessa localidade. Normalmente demora pelo menos 24 horas para isso acontecer, ou pode demorar um pouco mais, dependendo da nossa disponibilidade. Se vires que está a demorar demasiado tempo, coloca aqui a informação, indicando de preferências as coordenadas ou outra informação que nos permita encontras mais facilmente a informação necessária.
Aconselho-te a recorres a este tópico em vez de recorreres aos plotters internacionais, pois é mais frequente eles fazerem "asneira" por não estarem muito dentro da realidade geográfica portuguesa e do nosso sistema de código postal, que ter algumas particularidades.
Relativamente a locais para obter informação geográfica, normalmente cruzamos informação de várias fontes para ter a certeza, porque todas têm erros e nós nem sempre conhecemos os locais (às tantas devia dizer a maioria das vezes). No Guia do Fórum Português coloquei alguns links com os sites que consulto mais frequentemente para obter a informação necessária. Para mim aqueles que são mesmo indispensáveis são os seguintes (que não estão necessariamente por ordem de relevância):
Aconselho-te a recorres a este tópico em vez de recorreres aos plotters internacionais, pois é mais frequente eles fazerem "asneira" por não estarem muito dentro da realidade geográfica portuguesa e do nosso sistema de código postal, que ter algumas particularidades.
Relativamente a locais para obter informação geográfica, normalmente cruzamos informação de várias fontes para ter a certeza, porque todas têm erros e nós nem sempre conhecemos os locais (às tantas devia dizer a maioria das vezes). No Guia do Fórum Português coloquei alguns links com os sites que consulto mais frequentemente para obter a informação necessária. Para mim aqueles que são mesmo indispensáveis são os seguintes (que não estão necessariamente por ordem de relevância):
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Castanhola, tu usas de facto o SNIG?
(Já agora, além dos CTT, do INE, do Google Maps e às vezes do mapas.igeo.pt, eu uso regularmente os SIG das câmaras. O resto é raríssimo usar, ou não uso de todo, por ser em segunda mão, como é o caso do Portugalio.)
(Já agora, além dos CTT, do INE, do Google Maps e às vezes do mapas.igeo.pt, eu uso regularmente os SIG das câmaras. O resto é raríssimo usar, ou não uso de todo, por ser em segunda mão, como é o caso do Portugalio.)
- A. Simões

Obrigado pela resposta, ficarei aguardando então 
- lmviterbo
- Euro-Master

Não tens de aguardar nada. Já está. 
- A. Simões

Obrigado, mas olha uma coisa, na página da localidade não deveria de aparecer algo como "Milhundos é uma Localidade em Penafiel, Porto, Portugal."?lmviterbo wrote:Não tens de aguardar nada. Já está.
- lmviterbo
- Euro-Master

Devia, sim, tens razão mas nunca tinha sido eu a atribuir localidades a concelhos, até agora, e esqueci-me. Pronto, já está. (Acho que demora algum tempo a aparecer.)A. Simões wrote:na página da localidade não deveria de aparecer algo como "Milhundos é uma Localidade em Penafiel, Porto, Portugal."?
- CarlosManta
- Euro-Master

Já está arranjado agora.A. Simões wrote:Obrigado, mas olha uma coisa, na página da localidade não deveria de aparecer algo como "Milhundos é uma Localidade em Penafiel, Porto, Portugal."?lmviterbo wrote:Não tens de aguardar nada. Já está.
Mais uma dica. Ajuda também se quando postares no fórum indicares as coordenadas "GPS" (latitude e longitude), ou então enviares um link para a posição no Google Maps.
- Castanhola
- Euro-Master

Claro que uso o SNIG. É o caminho mais rápido para aceder às velhas cartas militares. Nos Açores e Madeira, então, dão um jeitão...lmviterbo wrote:Castanhola, tu usas de facto o SNIG?![]()
Quanto ao Portugalio tem basicamente a informação dos CTT com mais alguma coisa à mistura. Uso-o nalgumas situações porque tem melhores capacidades de pesquisa, muito úteis nalguns casos. Usa também frequentemente a base de dados dos CTT (actualmente com cerca de 25 MB) que pesquiso com um editor de texto (o BBEdit neste caso), devido também às limitadas capacidade de pesquisa do site dos CTT.
Também uso os SIGs das câmaras, quando necessário, mas alguns não desenvolvem mesmo...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Mas tudo isso está no mapas.igeo.pt, com cruzamento entre as cartas militares e outros mapas, que é muito mais prático. Aliás, no SNIG só usam as cartaz 1:100k, enquanto no mapas.igeo.pt estão lá também as muitíssimo mais úteis 1:50k.Castanhola wrote:Claro que uso o SNIG. É o caminho mais rápido para aceder às velhas cartas militares. Nos Açores e Madeira, então, dão um jeitão...
É possível que tenhas razão mas nunca descobri lá nada que não pudesse pesquisar com a mesma facilidade no ficheiro dos CTT.Castanhola wrote:Quanto ao Portugalio tem basicamente a informação dos CTT com mais alguma coisa à mistura. Uso-o nalgumas situações porque tem melhores capacidades de pesquisa, muito úteis nalguns casos.
Sim, é a esse ficheiro de códigos postais que me refiro. Mas abro-o no Excel sem problemas.Castanhola wrote:Usa também frequentemente a base de dados dos CTT (actualmente com cerca de 25 MB) que pesquiso com um editor de texto (o BBEdit neste caso), devido também às limitadas capacidade de pesquisa do site dos CTT.
Pois é. Depois da criação do Plano Tecnológico em 2008, no entanto, muita coisa foi feita. E ainda falta fazer muitíssimo, sem dúvida.Castanhola wrote:Também uso os SIGs das câmaras, quando necessário, mas alguns não desenvolvem mesmo...
- Castanhola
- Euro-Master

Penso que é 1:50000. Uso os dois. Também tens acesso directo ao visualizador do IGP a partir da pesquisa de toponímias. Para algumas situações continuo a preferir o SNIG. Manias...lmviterbo wrote:Mas tudo isso está no mapas.igeo.pt, com cruzamento entre as cartas militares e outros mapas, que é muito mais prático. Aliás, no SNIG só usam as cartaz 1:100k, enquanto no mapas.igeo.pt estão lá também as muitíssimo mais úteis 1:50k.
Pesquisas por zona postal e outras. Por vezes uso esse e outro tipos de pesquisa para determinadas situações particulares, porque é muito mais rápido que usar os CTT ou mesmo o ficheiro dos códigos postais. Para mim, pelo menos... Novamente, manias...lmviterbo wrote:É possível que tenhas razão mas nunca descobri lá nada que não pudesse pesquisar com a mesma facilidade no ficheiro dos CTT.
Prefiro o BBEdit. Mais leve, mais eficiente, mais potente, mais rápido. Mais uma vez, manias.lmviterbo wrote:Sim, é a esse ficheiro de códigos postais que me refiro. Mas abro-o no Excel sem problemas.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics