Off-topic

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Novas máquinas de pagamento do Continente

Post by Castanhola »

As novas máquinas de pagamento automático do Continente aceitam notas até :note-100: (pelo menos as do Continente do Coimbra Shopping), o que é uma evolução positiva, pois as antigas máquinas não aceitavam notas maiores que :note-50:. :D
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Re: Off-topic

Post by pfernandes »

Boa!
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Eu sempre parti do princípio que as máquinas de pagamento automático aceitavam, todas e em todo o lado, qualquer nota até :note-200: desde que tenha troco. Pelo menos essa é a minha experiência — mas percebo agora que extrapolei. Já paguei com :note-200: no Auchan (variadíssimas vezes) e em alguns cafés.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Sat Jan 13, 2024 2:03 am Eu sempre parti do princípio que as máquinas de pagamento automático aceitavam, todas e em todo o lado, qualquer nota até :note-200: desde que tenha troco. Pelo menos essa é a minha experiência — mas percebo agora que extrapolei. Já paguei com :note-200: no Auchan (variadíssimas vezes) e em alguns cafés.
Antes as máquinas do Auchan aceitavam notas de :note-200: mas a partir de certa altura passaram a aceitar apenas notas de :note-100:. E não é uma questão de ter ou não troco. Não aceitam mesmo. Pelo menos cá em Coimbra.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Sat Jan 13, 2024 4:55 pmAntes as máquinas do Auchan aceitavam notas de :note-200: mas a partir de certa altura passaram a aceitar apenas notas de :note-100:. E não é uma questão de ter ou não troco. Não aceitam mesmo. Pelo menos cá em Coimbra.
Eu vou esporadicamente ao Auchan mas a última vez que paguei com uma :note-200: foi há menos de um mês, a 15 de dezembro.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Sat Jan 13, 2024 6:57 pm Eu vou esporadicamente ao Auchan mas a última vez que paguei com uma :note-200: foi há menos de um mês, a 15 de dezembro.
Tenho de voltar a experimentar não vá terem alterado novamente a política. Os pagamentos que eu fazia com notas de :note-200: eram normalmente inferiores 10€ ou mesmo a 5€ e frequentemente todas as semanas. Às tantas foi por isso que bloquearam as de :note-200:. :roll: :mrgreen:

Ou então apenas as aceitam para pagamentos bastante maiores que 5€ ou 10€.
Qual foi o montante que pagaste com essa última nota de :note-200: ? :roll:
Ou quanto costumas habitualmente pagar?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Post by Montgomery Burns »

Vocês estão muito à frente :lol: eu tenho arriscado pagar umas águas e uns cafés com notas de 50 em alguns estabelecimentos que dispõem dessas máquinas. Há coisa de um mês no Centro Colombo (Café Sintra), ia-me esquecendo lá de uma nota de 5! A senhora viu e chamou-me. Só este gesto merece a minha fidelidade gastadora de :note-50: :mrgreen: .
Last edited by Montgomery Burns on Mon Jan 15, 2024 1:26 pm, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Sat Jan 13, 2024 7:11 pmQual foi o montante que pagaste com essa última nota de :note-200: ? :roll:
Ou quanto costumas habitualmente pagar?
Não me lembro, mas de facto a ideia que tenho é que só aceitam :note-200: :note-200: para montantes superiores a 10€, e :note-100: para totais maiores do que 5€. Mas a verdade é que não devo sequer ter dados suficientes para fazer estas extrapolações.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Sun Jan 14, 2024 2:04 pmNão me lembro, mas de facto a ideia que tenho é que só aceitam :note-200: :note-200: para montantes superiores a 10€, e :note-100: para totais maiores do que 5€. Mas a verdade é que não devo sequer ter dados suficientes para fazer estas extrapolações.
Bem, eu tenho a certeza absoluta que aceitam pagar menos de 5€ com notas de :note-100:,
:note-100: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=211636412

Mas pelo menos até 2021-02-17 eu conseguia pagar menos de 5€ com notas de :note-200:,
:note-200: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=209892035

Depois de maio de 2021 nunca mais consegui pagar com notas de :note-200:, mas às tantas foi por querer pagar quantias muito pequenas. Tenho de voltar a experimentar... :roll:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Re: Novas máquinas de pagamento do Continente

Post by pfernandes »

Castanhola wrote: Thu Jan 11, 2024 11:55 am As novas máquinas de pagamento automático do Continente aceitam notas até :note-100: (pelo menos as do Continente do Coimbra Shopping), o que é uma evolução positiva, pois as antigas máquinas não aceitavam notas maiores que :note-50:. :D
Bem, pelo menos no Colombo ainda estamos limitados a :note-50: ! :x
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Penso que não me lembro de ter encontrado alguma. :roll: Mas também pode ser da idade... :mrgreen: 8)
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote: Wed Jan 31, 2024 2:44 pm não me lembro de ter encontrado alguma.
O artigo diz, citando o BCE, que a quantidade de notas falsas é residual. Mas a verdade é que, feitas as contas, são 1 em cada 67 mil, o que não me parece assim tão residual, principalmente para pessoas que registam centenas de milhares de notas. E no caso das :note-20:, pelo menos na Europa, esta proporção quase duplica. Em 2023 foram apreendidas na totalidade cerca de 158800 :note-20: falsas; a circulação, em dezembro, era de 4,86 milhões de :note-20: . Isto significa que, no caso das :note-20:, uma em cada 30600 notas em circulação é falsa. É, por isso, estranho que nós, ebetistas, tenhamos tão pouco contacto com notas falsas.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Post by Montgomery Burns »

^ Não me lembro se alguma vez tive nas mãos, de forma consciente, alguma nota falsa. Lembro-me, há muito tempo, de ficar com notas sob suspeita após depósitos em ATM (apareceu um aviso escrito no recibo) - aconteceu umas duas vezes (ambas no antigo balcão Areeiro do BCP, sendo que tanto o antigo como o menos antigo já não existem) num espaço de tempo curto, uma nota em cada ocasião. Falsos alarmes, felizmente.

Não sei se as máquinas continuam a dar esse aviso nos recibos. Nunca mais apanhei nenhum, mas também é verdade que já não peço recibos como pedia antes.

Nesta operação não deve ter sido apanhado nenhuma falsa...

https://cnnportugal.iol.pt/videos/exclu ... 9953976b9c
Last edited by Montgomery Burns on Thu Jul 04, 2024 11:59 am, edited 1 time in total.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Montgomery Burns wrote: Thu Feb 01, 2024 1:33 pm Não sei se as máquinas continuam a dar esse aviso nos recibos. Nunca mais apanhei nenhum, mas também é verdade que já não peço recibos como pedia antes.
Esse tipo de mensagens aparece de vez em quando nas Chave24 do Banco Montepio (nas antigas que estão agora a ser substituídas), mas também nunca tive problemas. Ou seja, sempre atribuí esse tipo de coisas a dificuldades destas máquinas no reconhecimento das notas mais usadas, mais gastas ou em pior estado. :roll:
Montgomery Burns wrote: Thu Feb 01, 2024 1:33 pmNesta operação não deve ter sido apanhado nenhuma falsa...
https://cnnportugal.iol.pt/videos/exclu ... 9953976b9c
Já relativamente à reportagem os jornalistas parecem estranhar alguém fazer depósitos com valores entre 600€ e 3000€. Provavelmente não conhecem nenhum EBTista... :mrgreen:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”