Off-topic

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Re: Off-topic

Post by leofer40 »

Castanhola wrote: Thu Feb 01, 2024 5:59 pm
Montgomery Burns wrote: Thu Feb 01, 2024 1:33 pm Não sei se as máquinas continuam a dar esse aviso nos recibos. Nunca mais apanhei nenhum, mas também é verdade que já não peço recibos como pedia antes.
Esse tipo de mensagens aparece de vez em quando nas Chave24 do Banco Montepio (nas antigas que estão agora a ser substituídas), mas também nunca tive problemas. Ou seja, sempre atribuí esse tipo de coisas a dificuldades destas máquinas no reconhecimento das notas mais usadas, mais gastas ou em pior estado. :roll:
Os dedos das mãos não chegam para contar as vezes que me aconteceu nas MTM ficarem notas para validação. :evil:
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Post by Montgomery Burns »

^ É o castigo por andares a fazer depósitos em MTM :twisted: mas é uma surpresa ouvir isso! :o Se já me aconteceu tal coisa, não me terei apercebido...
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by pfernandes »

Na ATEC AP do novobanco de Sintra é sagrado que fica lá sempre alguma nota "retida" por suspeita de falsificação. Every single time. :evil:
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

:arrow: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... zona-euro/ :flag-es: :note-10: :flag-es: :flag-gr: :note-5:
O país vizinho irá assegurar, em 2024, a produção das notas desta quantia para toda a zona euro, a partir da fábrica de Madrid da empresa pública IMBISA.

A Espanha vai passar a produzir todas as notas de 10 euros e parte das notas de cinco para toda a zona euro, durante o ano de 2024, assim decidiu o Banco Central Europeu (BCE). A produção irá ser assegurada pela empresa pública IMBISA, na sua fábrica de Madrid.

Já em parceria com o Banco da Grécia (a principal autoridade monetária do país helénico), o banco central espanhol irá assegurar a produção dos 313,8 milhões de notas de cinco euros que o organismo europeu exige para o atual exercício.
Nas últimas semanas tenho apanhado com alguma facilidade notas novas :note-10: MB, mas está visto que a produção destas terminou a 31/12...
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

O EBT está de volta

Post by Castanhola »

Deixou de haver acesso ao EBT e ao Fórum logo depois das 13:34:33, quando registei uma nota, pois já não consegui registar a das 13:35:39. Alguém sabe o que se passou? :roll:
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Apesar de haver cada vez mais pagamentos com dinheiro eletrónico, as notas de euro continuam a ser impressas em quantidades impressionantes (apesar de quase ter estabilizado o montante anual em circulação nos últimos anos). Como se explica este paradoxo?

Ao que diz o Tagesschau, o dinheiro está, resumidamente, a ser guardado debaixo do colchão. Notícia em alemão (usem o Google Translate ou similar para traduzir):

https://www.tagesschau.de/wirtschaft/fi ... n-100.html

O Tagesschau é um noticiário, e não só, produzido pela cadeia alemã ARD, que é o maior canal público europeu.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Image

Vota EBT - EBT! EBT! EBT!
pfernandes
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by pfernandes »

Alguém sabe se houve "recentemente" alteração a alguma Lei sobre movimentos bancários acima de 3.000€?

Provavelmente desde o início do ano que se deposito acima de 3.000€ é-me solicitada a proveniência do valor, normalmente respondo com "poupanças" e na descrição coloco "reposição de levantamentos anteriores".

Esta semana passei pelo BdP para trocar 200x :note-20: por 20x :note-200: e solicitaram-me morada.

:roll: :|
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Não sei se houve alguma alteração à lei, nem se há novas diretivas do Banco de Portugal, mesmo que temporárias, ou se será uma coisa apenas do teu banco.

Sei que no mês passado fui ao BdP trocar notas de :note-500: por outras mais pequenas, como faço sempre que junto umas quantas — e desta vez pediram-me comprovativo de morada e de rendimentos, que nunca me tinham pedido. Mas, quando perguntei porquê, deram-me a entender que, se bem que a transação fosse inferior aos 15 mil euros estipulados, as transações acumuladas (do último ano?) ultrapassavam o valor (não especificado) que aciona um alerta qualquer e os obriga a fazer registo da entrega dessas provas.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

BdP

Post by Castanhola »

Acho mal entregares notas de :note-500: no BdP pois assim nunca mais voltam a sair e arrumas com a possibilidade de outros as encontrarem. :( E espero que as 200 notas de :note-20: do pfernandes fossem novas ou quase novas, senão acontece-lhes o mesmo. É enviar potenciais hits para o lixo. :roll:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

As notas de :note-500: só serviram, e só servirão, para atividades ilícitas. Assim se sabe desde o início, assim disseram os estudos do BCE que levaram à interrupção definitiva da sua produção. Dá-me um certo alívio moral contribuir para a sua destruição.

Quanto aos hits, fico todo contente se alguma vez tiver um mas, pelo menos em Portugal, não me parece que pô-las em circulação fosse aumentar substancialmente a probabilidade quase nula de ter um hit.
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

lmviterbo wrote: Tue Mar 19, 2024 1:36 am As notas de :note-500: só serviram, e só servirão, para atividades ilícitas.
As notas de :note-500: serviram para eu ter vários hits maravilhosos. Não deviam sair de circulação.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Bem, tal como disse ontem noutro tópico, agora já nem nas MTM aparecem. Acho muito pouco provável eu voltar a ver alguma. Mas desejo a maior sorte aos ebetistas que ainda tiverem a sorte de as apanhar num banco ou debaixo de algum colchão.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote: Tue Mar 19, 2024 1:36 am As notas de :note-500: só serviram, e só servirão, para atividades ilícitas.
Eu concordava contigo se registasses uma mala cheia de notas de :note-500:. Agora as poucas que encontras nas MTM não serão muito provavelmente provenientes de atividades ilícitas, pois havia muito boa gente que também as usava. Eu se voltar a encontrar alguma não a irei certamente entregar no Banco de Portugal. Ela lá irá parar no seu tempo devido, mas não será por minha iniciativa. Prefiro tentar dar a outro ebtista a oportunidade de a encontrar :roll: e de eu também ter um hit :mrgreen:.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”