nanda wrote:Mas como é que voês conseguem arrnajar tantas notas para registar... [...] Eu normalmente faço levantamentos de 40 euros, não gostode andar com muito dinheiro, e não levannto dinheiro todos os dias. Faço alguinspoagamentos com cartões. E regusto unicamente as minhas notas.
Os meus truques são os que a maioria usa, penso, tirando alguns sortudos que trabalham em bancos ou lidam diariamente com dinheiro e que portanto se estão a marimbar para truques.
1. Cartões só para levantar dinheiro. Cheques só em situações excepcionais. Sou cliente deste truque...
2. Pagar tudo em dinheiro e nunca com notas inferiores a 20€, para receber troco. Este também é um dos meus...
3. Tens de pagar 2000€ para a escritura da casa? Levantas com antecedência o dinheiro com um cheque no balcão do teu banco, pedindo notas pequeninas (de 5€ de preferência), registas as notas e só depois vais pagar a escritura. Fiz isto uma vez, pois o banco era ao lado do cartório, mas levantei apenas em 50€ e algumas de 20€, pois só me lembrei desta possibilidade uma hora antes e não daria para registar tudo. Pelo menos estive entretido enquanto esperava. Pena que não se compre casa todos os dias... E quem diz a escritura, diz a revisão do automóvel, a escola dos míudos, a empregada doméstica, etc, etc, etc...
4. Facilitar sempre os trocos: se tens de pagar 18€ dás uma nota graúda (20€ ou superior) e ainda 13€ em moedas, para assim te darem a maior quantidade de notas de troco. Além de que assim despachas as moedas que vais guardando ao pagar o pão, o café, etc... sempre com nota grande. Sou um grande fã deste...
5. Familiares e amigos, daqueles que não querem ouvir sequer falar em se registar no EBT. Eu ando cheio de vontade de ter alguns angariados, mas ainda não tive sorte nenhuma. Mas assim vou registando as notas deles, sempre que os encontro a jeito. Mal chegam perto de mim já vão abrindo a carteira...
6. Arranjar maneira de despachar as notas pequenas e as moedas recebidas de troco. Eu já tenho uns dois sítios que estão sempre ávidos de notas pequenas e que me trocam as moedas e as notas de 5€ e 10€ por notas de 20€ (que depois trocarei novamente). Assim os teus 40€ poderiam render umas dezenas de notas e não apenas duas ou quatro...
7. Nunca pôr mais de 5€ de combustível no carro, para receber troco. Este não uso, pois uso os talões de desconto do Continente e atesto sempre... mas pago em dinheiro (registado, claro)...
8. Fazes o seguinte contrato com a venda do pão: pago todos os dias com 20€ e dão-me sempre moedas e três notas de 5€; quando tiver um múltiplo de 20€ trocam-me então as notas e moedas por notas de 20€ (que serão também registadas e usadas para gerar mais notas). Não tenho contrato, limito-me a pagar os 60 a 90 cêntimos do pão sempre com 20€, por vezes com 50€...
E depois tens as soluções de grandes números:
9. Andar de banco em banco a trocar dinheiro por outro e a registar as notas pelo meio, como fazia o David&Katy. Este género de troca intensiva não faço, mas há tempos fui trocar uma série de notas por algumas notas de 100€ e 200€, que usei depois para pagar os 5€ do almoço e quase esvaziar a caixa de um dos locais onde habitualmente almoço, durante uma série de dias consecutivos. Como a "caixa" não queria trocar notas, arranjei esta maneira de as ir lá buscar. Foi bom enquanto durou e deu um certo gozo... Mas claro que neste caso me conhecem e além disso têm uma daquelas maquinetas de validar notas, senão podia ser complicado. Noutra altura combinei com uma série de colegas, fomos lá almoçar todos juntos e pagámos todos com notas de 50€. Nesse dia esvaziámos mesmo a caixa e a artista já se estava a passar. O último já teve de pagar com nota pequena...
10. Ir no final de todos os dias às máquinas automáticas que permitem que se deposite em numerário (que fica logo disponível), e fazer vários ciclos levanta-regista-deposita até esgotar os limites dos teus cartões bancários, da tua cara-metade, amigos, etc... de quem te quiser acompanhar na aventura... Não, esta nunca fiz nem penso fazer...
Finalmente, qualquer outro truque que imagines ou que encontres por aqui é um bom truque, desde que o estejas disposto a praticar. Não há limites para a imaginação...