Esclarecimento de dúvidas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Re: Esclarecimento de dúvidas

Post by portaonze »

E que tal assignar as notas com CP válido à localidade correspondente?
Por exemplo, Código Postal 3030-177 associado a Coimbra?
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

portaonze wrote:E que tal assignar as notas com CP válido à localidade correspondente?
É isso mesmo que se faz nesses casos. Não se colocam na localidade, mas dão-se as coordenadas correspondentes ao código postal. Por exemplo, se alguém regista em Portugal (3780), fica sem se saber em que localidade foi obtida a nota, porque aquele CP4 abrange muitas localidades. O que se irá fazer é atribuir à localização as coordenadas "médias" da área abrangida por aquele CP4.

Alguns desses casos que relatei ainda não têm coordenadas porque são relativamente recentes ou me apercebi deles há pouco tempo. De qualquer modo irão ter coordenadas no futuro, embora o melhor seja mesmo o pessoal que as registou corrigir os dados da nota. Vi há pouco que o volkswagen já me respondeu, mas ainda não li a mensagem dele com atenção.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
Bartjan
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Bartjan »

No meu caso foram 2 notas onde enganei-me a colocar bem o país.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

portaonze wrote:E que tal assignar as notas com CP válido à localidade correspondente?
O problema maior é quando tens "mismatch". Por exemplo, "1000 Porto" ou "4000 Lisboa". Terá o utilizador errado na localidade ou no CP? Ambos são válidos, mas não correspondem um ao outro.
Nesses casos não há nada a fazer... e o Castanhola mete-as de molho no meio do Atlântico. :)
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Mas afinal de que nos servem essas notas no meio do mar?
Somente fazem numero e ruido na base de dados.
Em qualquer base de dados, maus dados sao menos uteis que nenhuns dados.
Mas ok, é somente o meu ponto de vista.
Fiquemos com essa Atlantida na nossa ZEE.
:D :D :D :D
Eureka.72
Euro-Master
Euro-Master

Post by Eureka.72 »

portaonze wrote: Em qualquer base de dados, maus dados sao menos uteis que nenhuns dados.
Volto a concordar... :mrgreen:
Joined: 17 October 2005; Notes entered: 130 000; Interesting hits: 381.
MY HITS 381 :flag-eu:; 342 :flag-pt:; 3 :flag-fr:; 3 :flag-fi:; 6 :flag-nl:; 5 :flag-be:; 6 :flag-es:; 2 :flag-it:; 9 :flag-de:; 2 :flag-si:; 3 :flag-at:
Não os apanho a todos, mas... tenho esperança de caçar os suficientes para garantir a minha... retirada. (JC)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

portaonze wrote:Mas afinal de que nos servem essas notas no meio do mar?
Somente fazem numero e ruido na base de dados.
Em qualquer base de dados, maus dados sao menos uteis que nenhuns dados.
Mas ok, é somente o meu ponto de vista.
Fiquemos com essa Atlantida na nossa ZEE.
:D :D :D :D
Elas ficam no Atlântico apenas provisoriamente, até lhe atribuirmos as coordenadas possíveis. Frequentemente deixo-as ficar mais algum tempo nesse estado à espera que se apercebam da asneira, o que até funcionou neste caso que relataste da nota do Luís Simões, que eu tinha colocado nesse estado na segunda quinzena de dezembro, se não me falha a memória.

Mas mais tarde ou mais cedo atribuem-se coordenadas. Se não houver outra hipótese atribuem-se as coordenadas do centro geodésico de Portugal. Já lá temos umas quantas que nunca por lá devem ter passado.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Castanhola wrote:Já tinha falado dessa questão e informado que tinha uma solução temporária para quem precisasse.
Vejam esta mensagem: viewtopic.php?p=1050872#p1050872" onclick="window.open(this.href);return false;

Edit: Quase-colisão no ciberespaço Manta.
Já agora, alguém sabe como voltar a obter os pontos exactos da localidades onde inserimos notas nos mapas?
Algo como isto:
Image
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

portaonze wrote:Já agora, alguém sabe como voltar a obter os pontos exactos da localidades onde inserimos notas nos mapas?
Se percebi bem, é bastante simples.
Ao exportares as notas em:
https://pt.eurobilltracker.com/my_notes/?tab=2" onclick="window.open(this.href);return false;
No csv que recebes, essa informação está nas colunas M e N
Depois podes ir a maps.google.pt e procurar pelas coordenadas, colocando lat=MMMMM e lon=NNNNN no campo de pesquisa.

Agora não existe é (para já) forma automática de visualizar todas as notas sobre um mapa, incluindo os dots. Isso com o novo overlay do Google Maps ficou sem funcionar, e ainda não foi reposto...
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Obrigado pela explicacao Manta.

Em casos particulares vai ser bastante util para desenrascar qualquer duvida que me possa surgir.
Mas acaba por ser pouco "user friendly" para quem ja tem um numero consideravel de localidades com notas.

O que eu queria mesmo era voltar a ter a tal visualizacao automatica.
Esperemos que numa das proximas actualizacoes do EBT essa funcionalidade seja reposta.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Podes por pouco "user friendly" nisso.

Seria possível criar um "ficheiro mágico" de excel ou um script de python que ajudassem nisso... Que determinasse em que quadricula está a nota registada, numa grelha tipo batalha naval... e que depois apresentasse a contagem de notas para cada ponto da grelha...

A ver se consigo desafiar o Castanhola, ou se pego eu nisso!
portaonze wrote:Obrigado pela explicacao Manta.

Em casos particulares vai ser bastante util para desenrascar qualquer duvida que me possa surgir.
Mas acaba por ser pouco "user friendly" para quem ja tem um numero consideravel de localidades com notas.

O que eu queria mesmo era voltar a ter a tal visualizacao automatica.
Esperemos que numa das proximas actualizacoes do EBT essa funcionalidade seja reposta.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:Podes por pouco "user friendly" nisso.
Seria possível criar um "ficheiro mágico" de excel ou um script de python que ajudassem nisso... Que determinasse em que quadricula está a nota registada, numa grelha tipo batalha naval... e que depois apresentasse a contagem de notas para cada ponto da grelha...
A ver se consigo desafiar o Castanhola, ou se pego eu nisso!
Sim, é possível. Para mim o mais fácil seria criar um script em python que criasse um ficheiro kml que depois poderia ser aberto no GoogleEarth ou no GoogleMaps. Já fiz umas coisas desse género para outras andanças.

Mas será que vale a pena o trabalho? Será que antes de uma coisa desse género estar pronta os mapas não serão atualizados aqui no EBT?

Também ainda não percebi o que quer ou precisa exatamente o portaonze e pode não fazer sentido fazer uma coisa demasiado geral e complexa. Podes esclarecer? Porque uma solução para o que precisas mesmo pode ser muito mais simples.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
portaonze
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by portaonze »

Para nada em particular.
Contudo a imagem que coloquei acima é um bom exemplo da utilidade de tal ferramenta.

Faz alguns meses registei notas duma localidade chamada Arripiado.
Essa localidade fica na Chamusca.
http://pt.eurobilltracker.com/profile/?city=195976" onclick="window.open(this.href);return false;
Somente através deste identificador de localidades, reparei que as notas tinham sido assignadas a uma localidade entre Alcacer do Sal e Montemor-o-Novo.
E somente assim pude pedir a correccao desses registos.
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote: Sim, é possível. Para mim o mais fácil seria criar um script em python que criasse um ficheiro kml que depois poderia ser aberto no GoogleEarth ou no GoogleMaps. Já fiz umas coisas desse género para outras andanças.

Mas será que vale a pena o trabalho? Será que antes de uma coisa desse género estar pronta os mapas não serão atualizados aqui no EBT?
Parece-me que sim, mas a meu ver para não se gerar um kml pesado, devia ter no máximo até 3 marcadores por cada Dot, ou as 3 primeiras, ou as 3 últimas.
Vamos a isso Castanhola, posso ajudar?
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Ferramenta para verificar as coordenadas das notas registada

Post by Castanhola »

portaonze wrote:Para nada em particular. Contudo a imagem que coloquei acima é um bom exemplo da utilidade de tal ferramenta. Faz alguns meses registei notas duma localidade chamada Arripiado. Essa localidade fica na Chamusca.
http://pt.eurobilltracker.com/profile/?city=195976" onclick="window.open(this.href);return false;
Somente através deste identificador de localidades, reparei que as notas tinham sido assignadas a uma localidade entre Alcacer do Sal e Montemor-o-Novo. E somente assim pude pedir a correccao desses registos.
Para esse fim existem os mapas do EBT, que deixaram de funcionar como antes, com a implementação da nova versão do GoogleMaps. Penso que uma nova versão dos mapas do EBT não deverá demorar muito a sair.

Quanto a esse problemas de que falas, foi apenas uma introdução incorreta de coordenadas no sistema. As notas nunca saíram dessa localidade, apenas ficaram com coordenadas erradas.
CarlosManta wrote:Parece-me que sim, mas a meu ver para não se gerar um kml pesado, devia ter no máximo até 3 marcadores por cada Dot, ou as 3 primeiras, ou as 3 últimas.
Vamos a isso Castanhola, posso ajudar?
Mesmo acreditando que não demorará muito a haver um update aos mapas do EBT, pode-se sempre avançar para uma ferramenta desse tipo. Ou será que não vale a pena?

Uma coisa que me faz confusão é que me parece que continuamos a ter acesso à antiga versão do GoogleMaps. Eu já estive na versão mais recente, mas depois voltei atrás. E ainda agora, de cada vez que entro no GoogleMaps ele me propõe experimentar ou passar para a nova versão. A ser isto verdade, não seria mais simples tentar forçar o EBT a continuar a usar a versão anterior, manipulando de alguma forma o browser? Esta é a minha primeira questão e seria a solução mais simples. Alguém sabe responder? :roll:

Uma possibilidade de ferramenta para o fim que o portaonze quer, seria ler a totalidade do ficheiro CSV e identificar, para cada localidade diferente, todos os conjuntos de coordenadas diferentes para essa localidade. No ficheiro CSV seria possível no GoogleEarth ou no GoogleMaps, selecionar a localidade que queríamos que fosse representada, por um conjunto de pontos, um ponto para cada nota registada num local diferente dessa localidade. Assim será muito fácil ver se há enganos, se houver pontos muito afastados da localidade.

Vejam este exemplo, para as coordenadas das minhas notas registadas em Coimbra e Lisboa. 8)
Ainda será preciso otimizar a listagem que aparece no menu lateral, para aparecerem eventualmente apenas os nomes das localidades. Mas para já podem fechar a listagem de pontos em Coimbra e Lisboa clicando no icon Image associado ao nome das localidades. Depois façam zoom à vontade sobre Coimbra e Lisboa.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”