Claro que deixa. Só tens de me dizer o que queres apagar...portaonze wrote:Mas, como o fórum não nos deixa apagar mensagens já enviadas
[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]
Moderators: leofer40, Castanhola
- Castanhola
- Euro-Master

Re: Localidades
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Boas,
Inseri uma nota em A-da-Beja, localidade que parece não constar na base de dados.
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=123039478" onclick="window.open(this.href);return false;
Usei o CP7 presente na fatura do estabelecimento onde me foi dada a nota, A-da-Beja 2650-261.
Não sei se será o CP mais adequado para esta localidade.
Obrigado.
Inseri uma nota em A-da-Beja, localidade que parece não constar na base de dados.
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=123039478" onclick="window.open(this.href);return false;
Usei o CP7 presente na fatura do estabelecimento onde me foi dada a nota, A-da-Beja 2650-261.
Não sei se será o CP mais adequado para esta localidade.
Obrigado.
- lmviterbo
- Euro-Master

A da Beja pertence à cidade da Amadora. Altera por favor a localidade. Obrigado 
A sério?
Pertence à cidade da Amadora, ou ao concelho?
E segundo a Wikipedia (que vale o que vale) a aldeia é repartida entre os concelhos de Sintra e da Amadora.
Vou mudar a localidade, mas deixem que vos diga que de A-da-Beja ao centro da Amadora, vai uma bela distância.

E segundo a Wikipedia (que vale o que vale) a aldeia é repartida entre os concelhos de Sintra e da Amadora.
Vou mudar a localidade, mas deixem que vos diga que de A-da-Beja ao centro da Amadora, vai uma bela distância.
- A. Simões
- Euro-Master in Training

A Amadora é um dos 3 casos em Portugal que os limites da cidade (localidade) coincidem com os limites do concelho, os outros 2 casos são Porto e Lisboa.portaonze wrote:A sério?![]()
![]()
![]()
Vou mudar a localidade, mas deixem que vos diga que de A-da-Beja ao centro da Amadora, vai uma bela distância.![]()
![]()
![]()
![]()
- lmviterbo
- Euro-Master

portaonze, já agora ficam aqui as fontes mais importantes que usamos:
- http://sig.ine.pt — Sistema de Informação Geográfica do Instituto Nacional de Estatística. As localidades são aqui chamadas Lugares (no menu Divisões Territoriais / Divisões Estatísticas / Divisões Censitárias). É aqui que resolvemos grande parte das dúvidas sobre a que localidade pertence um dado ponto.
- http://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/tools.jspx?tool=1 — Pesquisa de Códigos Postais dos CTT. Aqui vamos frequentemente encontrar as Localidades e sempre os Códigos Postais. No caso das Localidades, há muitos problemas (que eu tentei descrever na primeira mensagem deste tópico) e, por isso, usamos o tira-teimas do INE quando há dúvidas. Também é possível pesquisar por código postal, de modo a verificar se está correto. Por exemplo, o CP7 que te deram, 2650-261, dá o seguinte resultado:
O mais importante, aqui, é reparar na linha de cima, que muitas vezes passa despercebida: é aí que é indicada a localidade (e o arruamento).
Code: Select all
Foram encontrados 6 zonas / troços e no distrito de Lisboa, no concelho de Amadora, na localidade de Amadora, na rua (ou equivalente) Rua Fernando Maia - A da Beja correspondentes à sua pesquisa. (1 de 1) +------------------+-----------+-------------------+ | Zonas / Troços | N.º | Código Postal | +------------------+-----------+-------------------+ | Pares de 2 a 44 | De 2 a 44 | 2650-261 AMADORA | | NNO 47 | | 2650-261 AMADORA | | NNO 41 | | 2650-261 AMADORA | | NNO 45 | | 2650-261 AMADORA | | NNO 27 | | 2650-261 AMADORA | | NNO 35 | | 2650-261 AMADORA | +------------------+-----------+-------------------+
A rua Fernando Maia inclui todos os CP7 2650-260 a 2650-264 (o primeiro, em rigor, pertence também ao Casal do Polícia). Em resumo, se esse código postal que te deram corresponde a este troço dessa rua na Amadora, está certo.
Já tinha reparado que notas registadas na Reboleira e Damaia eram todas aglutinadas num "Amadora" mais genérico.A. Simões wrote:A Amadora é um dos 3 casos em Portugal que os limites da cidade (localidade) coincidem com os limites do concelho, os outros 2 casos são Porto e Lisboa.
Contudo estas áreas são contíguas à Amadora, "per se".
Como tinha referido, A-da-Beja, está um pouco isolada do restante do concelho, e como tal pensava tratar-se duma localidade em si.
Desconhecia essa peculiaridade da cidade da Amadora coincidir com os limites do concelho.
A rua é realmente essa, Fernando Maia.lmviterbo wrote:A rua Fernando Maia inclui todos os CP7 2650-260 a 2650-264 (o primeiro, em rigor, pertence também ao Casal do Polícia). Em resumo, se esse código postal que te deram corresponde a este troço dessa rua na Amadora, está certo.
Agradeço a ambos pelos vossos esclarecimentos e pelos enlaces, sempre úteis para consulta futura em caso de dúvida.
- A. Simões

Tenho uma nova localidade, não sei se a escolhida é a correcta, Casal Bom, surgiu de uma visita à obra da Barragem de Ribeiradio-Ermida, é a localidade mais próxima.
- Castanhola
- Euro-Master

Sim, parece-me a melhor escolha. 
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- A. Simões

Continua sem ponto no mapaA. Simões wrote:Tenho uma nova localidade, não sei se a escolhida é a correcta, Casal Bom, surgiu de uma visita à obra da Barragem de Ribeiradio-Ermida, é a localidade mais próxima.
- Castanhola
- Euro-Master

Calma...A. Simões wrote:Continua sem ponto no mapaA. Simões wrote:Tenho uma nova localidade, não sei se a escolhida é a correcta, Casal Bom, surgiu de uma visita à obra da Barragem de Ribeiradio-Ermida, é a localidade mais próxima.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- A. Simões

Ando mal habituado entãoCastanhola wrote:Calma...A. Simões wrote:Continua sem ponto no mapaA. Simões wrote:Tenho uma nova localidade, não sei se a escolhida é a correcta, Casal Bom, surgiu de uma visita à obra da Barragem de Ribeiradio-Ermida, é a localidade mais próxima.![]()
verifiquei que estava correto, mas ainda não atribuí coordenadas, porque não tive tempo e aparentemente mais ninguém o fez. Têm de dar sempre algum tempo ao tempo, que tudo se resolve.
- lmviterbo
- Euro-Master

É que eu tenho sérias dúvidas de que seja essa a localidade correta mas ainda não consegui ter tempo para verificar.
- Castanhola
- Euro-Master

É a mais próxima, e está no mesmo concelho e freguesia.lmviterbo wrote:É que eu tenho sérias dúvidas de que seja essa a localidade correta mas ainda não consegui ter tempo para verificar.
Como sabes eu não ligo muito a essa cena da estrada do carteiro...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
- lmviterbo
- Euro-Master

Já tem ponto no mapa e já está no concelho de Oliveira de Frades.
Estive a ver uma série de documentos e não estou completamente convencido. Mas de momento inclino-me mais para que a barragem deva ser, de facto, adjunta à localidade de Casal Bom, para efeitos de EBT.
Estive a ver uma série de documentos e não estou completamente convencido. Mas de momento inclino-me mais para que a barragem deva ser, de facto, adjunta à localidade de Casal Bom, para efeitos de EBT.