[Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:É por essas e por outras que foi criado o Unicode há já um quarto de século, e as pastas e ficheiros, em qualquer sistema operativo, podem conter acentos, cedilhas e carateres não latinos. Os programadores e criadores de software é que parece que ignoram este facto.
Podem mas é um mau hábito porque dá chatices com alguma frequência, nomeadamente quando se transferem ficheiros de um sistema para outro diferente. O melhor mesmo é habituarem-se a não colocar acentos e afins nos nomes dos ficheiros.

lmviterbo wrote:Pelos vistos, não percebeste o que disse. «Igual ou inferior» não define nenhum tamanho máximo de salto.
Percebi sim. Esta minha pergunta está essencialmente relacionada com a última questão que te coloquei no post anterior, por causa de eventuais CP4 inexistentes, e que retomo mais abaixo.

Castanhola wrote:Consideremos por exemplo que após 2100 a próxima ZCP é 2200, e que apenas existirem CP4 de 2100 a 2109. Se alguém registar em 2198 que não existe, por exemplo, que fazer? Considerar a ZCP 2100 ou não considerar nenhuma ZCP (e emitir uma mensagem de erro)?
lmviterbo wrote:Pelo que disse atrás, é impossível saber que CP4 existem. Por isso se uma ZCP é 4150 e a ZCP seguinte é 4200, o programa deverá considerar todos os CP4 entre 4150 e 4199 como pertencentes à ZCP 4150 (se bem que, atualmente, existam apenas 4150, 4169 e 4199).
Percebido. Mas estive a analisar rapidamente o ficheiro que me enviaste e o ficheiro de todos os códigos postais dos CTT e verifiquei que não existem as seguintes ZCP:
  • 39xx
    55xx, 56xx, 57xx, 58xx, 59xx
    65xx, 66xx, 67xx, 68xx, 69xx
Ou seja, depois do CP4 6440, o próximo é o 7000. Neste caso, com um salto destes tão grande, penso que a introdução de um CP4 6900 ou 6901, por exemplo, significa que existe claramente um erro. Parece-me abusivo considerar a ZCP ou o CP4 nesta situação e foi por situações destas, que agora verifico que existem, que te tinha colocado aquela outra questão? Provavelmente seria de considerar para uma dada ZCP, no máximo, apenas os CP4 até à próxima centena, mas isto tem de ser verificado. Ou seja, tomando este meu último exemplo, para a ZCP 6440 consideraria apenas os CP4 entre 6440 e 6499, uma vez que a próxima ZCP é 7000.

Claro que pode haver problemas se entretanto aparecerem novos CP4 acima de 6499, mas nesse caso isso não significa que foi criada uma nova ZCP?

A outra hipótese é contar sempre a ZCP mas gerar uma mensagem de erro que informe que existe ali provavelmente um erro.

Para isto será também necessário criar uma nova versão do programa de cada vez que forem criadas novas ZCP. Para evitar isto, a alternativa é as ZCP estarem num ficheiro de texto à parte que o programa irá ler, como no NIG, e que qualquer um pode editar, mas aí o programa terá de ser distribuído com dois ficheiros em vez de um apenas e existe sempre a hipótese de não funcionar corretamente se o ficheiro com as ZCP for modificado incorretamente.

Uma última questão, este conceito das ZCP existe mesmo nos CTT ou é mais da tua lavra? No fundo as ZCP são o conjunto dos CP4 que terminam em 0 ou em 5, ou há casos em que não é exatamente assim?

EDIT: Substituí ZDP por ZCP, que é a designação oficial das Zonas de Código Postal (e não de Distribuição Postal).
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

ZCP (Zona de Código Postal) — e não ZDP — é a designação oficial. Vem nos mapas de código postal, por exemplo. Aqui há tempos, alguém se enganou (se calhar, fui eu próprio) e chamou à coisa ZDP (Zona de Distribuição Postal). Não sei de onde isso surgiu, nem sequer tenho a certeza de ter sido ou não ter sido alguma vez essa a designação oficial.

Como te disse, as ZCP mantêm-se inalteradas há muitíssimos anos, muito provavelmente desde 1998. Não nasceram novas, não acabaram nenhumas, nem sequer mudaram os limites, que eu saiba. São as mesmas 507 de sempre. Por isso não me parece mal pensado que se parta do princípio de que vão continuar a ser as mesmas.

Os CP4 de empresas e instituições (os antigos CODEX), que nunca terminam em 0 ou 5, esses sim, são alterados com bastante frequência: surgem novos e desaparecem antigos.

Com base nestes dados, faz como achares melhor. À partida parece-me demasiado complicado estar a prever quais serão os CP4 plausíveis. Por outro lado, parece-me razoável partir do princípio de que, se existe 6440 e não 6500, não pode existir nada acima de 6500 e até à ZCP seguinte. Os CP4 plausíveis, neste caso, seriam apenas 6440 e 6441 a 6499, excluindo todos os terminados em 0 ou 5.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:ZCP (Zona de Código Postal) — e não ZDP — é a designação oficial. Vem nos mapas de código postal, por exemplo. Aqui há tempos, alguém se enganou (se calhar, fui eu próprio) e chamou à coisa ZDP (Zona de Distribuição Postal). Não sei de onde isso surgiu, nem sequer tenho a certeza de ter sido ou não ter sido alguma vez essa a designação oficial.
OK, percebido. Mas já agora responde-me à questão, já que estás mais dentro do assunto. Podemos dizer que as ZCP correspondem a todos os CP4 terminados em 0 e em 5? Ou há CP4 terminados em 0 e em 5 que não correspondem a ZCP?

lmviterbo wrote:Como te disse, as ZCP mantêm-se inalteradas há muitíssimos anos, muito provavelmente desde 1998. Não nasceram novas, não acabaram nenhumas, nem sequer mudaram os limites, que eu saiba. São as mesmas 507 de sempre. Por isso não me parece mal pensado que se parta do princípio de que vão continuar a ser as mesmas.
Certo. De qualquer modo, podemos sempre verificar se há alterações de cada vez que sair um novo ficheiro de códigos postais. Se a regra acima for válida, faz-se isso em menos de cinco minutos.

lmviterbo wrote:Com base nestes dados, faz como achares melhor. À partida parece-me demasiado complicado estar a prever quais serão os CP4 plausíveis. Por outro lado, parece-me razoável partir do princípio de que, se existe 6440 e não 6500, não pode existir nada acima de 6500 e até à ZCP seguinte. Os CP4 plausíveis, neste caso, seriam apenas 6440 e 6441 a 6499, excluindo todos os terminados em 0 ou 5.
Certo, irei fazer dessa forma, não a considerando e gerando uma mensagem de erro. Ou então contando-a mas adicionando um comentário ao resultado final do tipo "incluindo nn ZCP de CP4 provavelmente inexistentes" ou coisa do género.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Eureka.72 »

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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Podemos dizer que as ZCP correspondem a todos os CP4 terminados em 0 e em 5? Ou há CP4 terminados em 0 e em 5 que não correspondem a ZCP?
Todos os CP4 que existem terminados em 0 ou 5 são ZCP, sim. E, aparentemente, serão sempre.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by CarlosManta »

Consegui colocar o código a funcionar e atualizei a minha entrada.

Lamentavelmente persistem as péssimas escolhas de cores e continuo a ter que editar os resultados à mão antes de postar.

Bom trabalho!
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Castanhola »

CarlosManta wrote:Lamentavelmente persistem as péssimas escolhas de cores e continuo a ter que editar os resultados à mão antes de postar.

Nada que um simples editor de texto não resolva em segundos. :roll:
Mas olha que se queres azul, aconselho a escolha de uma tonalidade menos berrante. A que escolheste confunde a vista. 8O

Isto é uma versão beta que ainda não está totalmente funcional.
No futuro será dada ao utilizador a opção de escolha de algumas cores.

Aliás podem começar a propor conjuntos de cores, que eu depois implemento-as. Assim evito de ser eu a pensar no assunto.
  • Uma cor para os CP3 conquistados.
  • Outra cor para os CP3 que não existem
  • Não vejo necessidade de alterar a cor dos CP3 ainda não conquistados, mas podem propor alternativas.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by rui oeiras »

Eureka.72 wrote:Desculpem a intromissão... :mrgreen: Prefiro registar as minhas notas sem essas complicações... :lol:
Eureka.72 wrote:Parece uma novela... Image
lmviterbo wrote:
Eureka.72 wrote:Parece uma novela... Image
Ó rapaz, cala-te, deixa os adultos conversarem.

Eureka LOL, vou-me juntar a ti para assistir a este enredo :mrgreen:
Pelos menos estou a aprender coisas novas com esta novela :P :wink:
lmviterbo e Castanhola faço-vos uma vénia 8)
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by CarlosManta »

Castanhola wrote:Nada que um simples editor de texto não resolva em segundos. :roll:
Para windows recomendo o Notepad++
Castanhola wrote:Aliás podem começar a propor conjuntos de cores, que eu depois implemento-as. Assim evito de ser eu a pensar no assunto.
Tudo menos "encarnado" e "cor de rosa"
De preferência preenche tudo a azul e branco, com uns toques de laranja se tiver que ser.

Aquilo que fiz para ajudar a uzar for criar um ficheiro "Castanholice.bat" com o conteúdo:

Code: Select all

cd "c:\[Nome da pasta onde está o pyc  e o csv]
c:\python27\python cp3_v008.pyc
E depois um shortcut para esse bat para podes especificar a cor, tipo de letra e tamanho da janela, para ficar tudo formatadinho. Se alguém quiser ajuda para fazer o mesmo posso detalhar.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by lmviterbo »

Eu gosto das cores que escolhi (que incluem uma espécie de cor-de-rosa):

Conquistados: #006699
Inexistentes: #FF69B4

O cor-de-laranja para inexistentes também pode funcionar, desde que seja apagadito, tipo salmão, por exemplo #FFBFBF. Qualquer coisa do tipo #FF8000 parece-me importante e não inexistente. O mesmo se passa com o vermelho vivo.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Eu gosto das cores que escolhi (que incluem uma espécie de cor-de-rosa):

Conquistados: #006699
Inexistentes: #FF69B4

O cor-de-laranja para inexistentes também pode funcionar, desde que seja apagadito, tipo salmão, por exemplo #FFBFBF. Qualquer coisa do tipo #FF8000 parece-me importante e não inexistente. O mesmo se passa com o vermelho vivo.
Tb gosto/concordo destas/com estas sugestões.
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Eureka.72 »

lmviterbo wrote:Ó rapaz, cala-te, deixa os adultos conversarem.
Que má onda :!: :!: 8O más energias por cá, vou mas é mudar de "canal"... :mrgreen:
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by rui oeiras »

Eureka.72 wrote:
lmviterbo wrote:Ó rapaz, cala-te, deixa os adultos conversarem.

Que má onda :!: :!: 8O más energias por cá, vou mas é mudar de "canal"... :mrgreen:

Espero que tenhas mudado para o "canal" Panda para veres o carteiro Paulo :mrgreen:
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Re: [Jogo | Estatísticas] Caça ao CP3 (código postal)

Post by Eureka.72 »

rui oeiras wrote:Espero que tenhas mudado para o "canal" Panda para veres o carteiro Paulo :mrgreen:
Acho mais piada há Ovelha choné. :lol:
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Esquemas de cores

Post by Castanhola »

Esquema de cores 1
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Esquema de cores 2
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Esquema de cores 3
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Esquema de cores 4
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Esquema de cores 5
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Segui as vossas sugestões. Das quatro últimas, quais sugerem que se aprovem? :roll:
Parece-me melhor o 4, ou mesmo o 5, do que o 2 e o 3.

Podem sugerir mais possibilidades, que eu edito tudo neste post, para evitar a proliferação de tabelas sem necessidade.
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