[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Re: [Ajuda] Localidades, códigos postais e geolocalização

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Falando desse teu antigo post, parece-me que também há uma entrada Ilha da Culatra com coordenadas por resolver. Isto de memória, pois não quero ir agora ao CityManager para não me dispersar.
Ilhas resolvidas. Over and out.
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

Caros amigos, com esta nota consegui : 1 dot; 1 Municipio; 1 localidade; 1 CP4; 1 CP7 novos; no entanto como nem tudo o que reluz é ouro consegui acertar num CP3 que já tinha (e então ? perguntam os mais atentos...então que eu acho que esta localização só não é perfeita pura e simplesmente pelo seu nome :P - agora os mais curiosos que investigem - é o 1º nome da lista :D )

Agora a ajuda mesmo, vou obter uma nota aqui, e com isso 1 novo dot ao lado do que falei anteriormente (por uns meros kilometrozitos, eu sei :P ) e quanto ao CP3/CP7 alguém me pode ajudar?
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:agora os mais curiosos que investigem - é o 1º nome da lista :D )
Foste a essa rua de propósito? Isso é que é dedicação à castanholice!
lamegated wrote:Agora a ajuda mesmo, vou obter uma nota aqui, e com isso 1 novo dot ao lado do que falei anteriormente (por uns meros kilometrozitos, eu sei :P ) e quanto ao CP3/CP7 alguém me pode ajudar?
Não é fácil…

O Tempo de Aventura fica num terreno conhecido à data do início da empresa como Quinta do Lagar Velho. O texto que começa com a frase «O Campo de Férias do Cadaval localiza-se na Quinta do Lagar Velho» surge em 3 páginas do site: 1, 2, 3.
O registo no Turismo (recente, de 2014) e restantes documentos oficiais dão essa mesma morada (Quinta do Lagar Velho), mas incluindo o CP7 do Peral (2550-450), que é a «capital» da freguesia, e acrescentando «Peral» (que é o centro de distribuição postal mas aqui pode parecer a localidade). Suponho que o mesmo aparecerá nas facturas.
O Peral é já longe, no entanto, comparado com as outras localidades com CP7 atribuído:
Tempo de Aventura – Peral.PNG
Tempo de Aventura – Peral.PNG (89.63 KiB) Viewed 1405 times
O ponto onde está este campo de férias tem em volta alguns casarios (CAS na nomenclatura do IGEO) e uma POVI (povoação importante). Nos mapas do IGEO, os locais mais próximos são os vértices de um triângulo em volta do Tempo de Aventura: Quinta do Brejo a sudoeste, Casal do Bufo a sudeste, Sobrena a noroeste.
Tanto os mapas.ine como o mais antigo sig.ine põem o campo de férias em lugar «Residual». Os lugares (localidades) mais próximos são, por ordem de proximidade, Sobrena, o Vale do Vilão a sudeste (o Casal do Bufo não figura, e o Vale do Vilão é mais distante) e os Casais do Peral um pouco mais longe, a leste. No mapa, assinalei o campo de férias com um ponto verde:
Tempo de Aventura – INE.PNG
Tempo de Aventura – INE.PNG (150.61 KiB) Viewed 1405 times
O mapa da câmara do Cadaval mostra, em redor do Tempo de Aventura, o Casal do Bufo e, um pouco mais acima, Sobrena.
Os CTT atribuem 19 CP7 diferentes a 19 localidades diferentes dentro da freguesia do Peral. Ou seja, as áreas abrangidas por cada CP7 são relativamente claras. Das várias localidades possíveis, os CTT conhecem (e atribuem CP7 a):
  • Casais do Peral (2550-442)
  • Peral (2550-450)
  • Quinta do Brejo (2550-454)
  • Sobrena (2550-458)
  • Vale do Vilão (2550-459)
Tudo indica que o «caminho do carteiro» é a estrada que vem de norte, (do limite oeste de Sobrena nos mapas do INE, ou quase à entrada de Sobrena segundo a placa toponímica). Nesse ponto estão também placas a indicar o Campo de Férias do Cadaval (que é o Tempo de Aventura).
Os mapas Sapo mostram a posição da Tempo de Aventura nesse início do caminho para lá e não de facto onde fica o campo de férias.

Com estes dados, eis aqui várias hipóteses de localidade e CP para efeitos de EBT:
  • Sobrena (2550-458) [porque: é a localidade a sério mais próxima e o ponto de partida do carteiro; porque não: Quinta do Brejo é mais próxima]
  • Quinta do Brejo (2550-454) [porque: é a localidade mais próxima das que têm CP7 atribuído; porque não: não é localidade para o INE, nem o é de facto sob nenhum critério a não ser a lista dos CTT]
  • Sobrena (2550-454) [porque: é a localidade mais correcta com o CP7 mais correcto porque o mais próximo, e é sempre possível atribuir a Sobrena qualquer entrada futura em Quinta do Brejo (2550-454) ou em Quinta do Lagar Velho; porque não: mexe com o sistema se calhar desnecessariamente]
  • Sobrena (2550) [porque: é a localidade a sério mais próxima e o ponto de partida do carteiro, e não há de facto um CP7 para a Quinta do Lagar Velho; porque não: as soluções de compromisso não são demasiado absurdas]
  • Peral (2550-450) [porque: é o que talvez as pessoas sem verificar com cuidado registariam mais provavelmente, já que aparece nos documentos oficiais; porque não: o Peral é de facto longe, e há pelo menos uma localidade a sério mais lógica, a Sobrena]
  • Peral (2550-454) [porque: é o que talvez as pessoas sem verificar com cuidado registariam mais provavelmente, já que aparece nos documentos oficiais, mas com o CP7 mais próximo; porque não: alguém que não verifique a localidade não verificará certamente o CP7, além de que mexe com o sistema se calhar desnecessariamente, e para mexer assim a opção de Sobrena talvez seja melhor]
  • Quinta do Lagar Velho (2550-450) [porque: é a localidade e o CP7 «oficial», de facto, isto é, aquele que aparece nos documentos oficiais e suponho que também nas facturas; porque não: não é localidade nem suficientemente longe das localidades para se poder criar uma para efeitos de EBT, e o CP7 é do Peral, que é muito distante]
  • Quinta do Lagar Velho (2550-454) [porque: é a localidade «oficial», de facto, mas com o CP7 mais próximo; porque não: é uma mixórdia duma localidade que não existe com um CP7 de uma localidade que não existe como localidade]
  • Quinta do Lagar Velho (2550) [porque: é a localidade «oficial», de facto, e não há de facto um CP7 para a Quinta do Lagar Velho; porque não: a localidade não existe]
  • Peral (2550) [porque: é a localidade que talvez as pessoas sem verificar com cuidado registariam mais provavelmente, e não há de facto um CP7 para a Quinta do Lagar Velho; porque não: Sobrena (2550) é muito mais preciso]
Não incluo como hipótese de localidade o próprio Cadaval, embora me pareça poder haver quem registasse aí, já que as setas indicam Campo de Férias do Cadaval.

A minha preferida, a que eu usaria, é Sobrena (2550-454) mas admito que possa haver outras opiniões.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lamegated wrote:agora os mais curiosos que investigem - é o 1º nome da lista :D )
lmviterbo wrote:Foste a essa rua de propósito? Isso é que é dedicação à castanholice!

Fui ver o nome da rua aos CTT e percebi. :wink:

lmviterbo wrote:A minha preferida, a que eu usaria, é Sobrena (2550-454) mas admito que possa haver outras opiniões.

Essa era também a que eu usaria.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

lmviterbo wrote:Eu usaria Vale de Deus (8400-123).
Falta aparecer o "pontinho" no mapa e o concelho/distrito a que pertence...
Stats
Hits 1163 :flag-eu: 1140; :flag-pt: 936; :flag-de: 82; :flag-be: 27; :flag-nl: 25; :flag-fi: 20; :flag-es: 18; :flag-at: 16; :flag-fr: 16; :flag-ch: 5; :flag-it: 3; :flag-uk: 3; :flag-gr: 2; :flag-ee: 2; :flag-mt: 2; :flag-pl: 1; :flag-si: 1; :flag-lu: 1; :flag-lt: 1; Sri Lanka 2; Sérvia 1
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:
lmviterbo wrote:Eu usaria Vale de Deus (8400-123).
Falta aparecer o "pontinho" no mapa e o concelho/distrito a que pertence...
Já está.

Mas revi a situação e parece-me que, realmente, o Castanhola tem razão:
Castanhola wrote:Se Vale de Deus não é localidade (nem no IGeo aparece) parece-me que não deve ser usado, usando-se antes uma das localidades mais próximas.
Não vejo razão forte para ser qualquer outra coisa que não Lagoa (8400-123), o que se justifica por pelo menos três razões (além da que o Castanhola refere, claro):
  • O Slide 'n Splash está muito próximo da cidade de Lagoa.
  • O Vale de Deus não tem nada senão o parque aquático.
  • O Slide 'n Splash não está de forma alguma na mesma categoria das exceções como a Torre da Serra da Estrela ou o Cabo da Roca.
lamegated
Euro-Expert
Euro-Expert

Post by lamegated »

Os experts falam e o resto da malta ...faz !!! :lol: já mudei para Lagoa (se quiseres apaga o registo de Vale de Deus)
Stats
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

lamegated wrote:Os experts falam e o resto da malta ...faz !!! :lol: já mudei para Lagoa (se quiseres apaga o registo de Vale de Deus)
Boa. Já integrei o Vale de Deus na Lagoa, também.
efeesse
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by efeesse »

"Team"! Quando puderem... :)
Em Junho registei uma nota em Barracosa.
É verdade que faz parte da freguesia de Boliqueime, mas ao mesmo tempo, outras localidades (ex. Maritenda) estão na mesma situação.
Podem dar uma vista de olhos, sff? Muito agradecido :)
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

efeesse wrote:Em Junho registei uma nota em Barracosa.
É verdade que faz parte da freguesia de Boliqueime, mas ao mesmo tempo, outras localidades (ex. Maritenda) estão na mesma situação.
O caso é bastante diferente de Maritenda.

Comecemos pelo nome do sítio. Apesar de o mapas.INE não reconhecer este nome e o mapas.IGEO estar inacessível de momento, parece-me que o sítio se chama Barrancosa e não Barracosa. Fontes credívies: Geo-Algarve, SNIRH, Geossítios, artigo LNEG, ata de encontro do SHARE. (Mas também encontrei três fontes razoavelmente credíveis que dizem Barracosa: Páginas Amarelas, ALGAR, um contrato público.)

Quanto a ser ou não localidade independente, a decisão não é óbvia mas estou seriamente inclinado para que não seja, já que não tem nada além de um restaurante e uns terrenos privados. (A lista dos CTT tem-na como localidade independente, de facto.)

Quanto a decidir a que localidade pertence, no caso de ficar decidido que não é localidade independente, também não é óbvio. Os mapas.INE situam o restaurante e tudo o resto a sul da N125 em local «Residual», imediatamente adjacente a Agostas, que é o que fica a norte da N125. No entanto, os limites de Agostas, para o mapas.INE, parecem um pouco absurdos, já que incluem muitos terrenos sem casas ou com muito poucas casas. Por outro lado, o Geo-Algarve põe o centro de Agostas num casario mais a nordeste, que pertence, segundo o mapas.INE, a Boliqueime. E chama Preguiça ao lado norte da N125. Preguiça não figura nem sequer na lista dos CTT. E o restaurante fica a menos de 300 metros do limite de Boliqueime segundo o mapas.INE.

Vejo assim duas hipóteses lógicas para localidade, e nenhuma delas é Barracosa ou Barrancosa. Entre Agostas e Boliqueime, eu optaria por Boliqueime.

Quanto ao código postal, não há dúvida: para esta zona, é 8100-067.

A minha opinião é de que notas obtidas neste restaurante ou em tudo o que estiver ali perto devem ser registadas em Boliqueime (8100-067). Fico à espera que o resto do team se pronuncie.
efeesse
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by efeesse »

lmviterbo wrote: A minha opinião é de que notas obtidas neste restaurante ou em tudo o que estiver ali perto devem ser registadas em Boliqueime (8100-067)
Que trabalho de investigação! 8O 8O Para mim (conhecendo a área), faz mais sentido este código postal ser "anexado" a Boliqueime. Porque não fosse o próprio site dos CTT, eu tinha registado esta nota em Boliqueime.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

efeesse wrote:Para mim (conhecendo a área), faz mais sentido este código postal ser "anexado" a Boliqueime. Porque não fosse o próprio site dos CTT, eu tinha registado esta nota em Boliqueime.
Ah, boa! Então está feito. Se puderes, muda a localidade para Boliqueime e mantém o código postal.
efeesse
Euro-Regular
Euro-Regular

Post by efeesse »

lmviterbo wrote:muda a localidade para Boliqueime e mantém o código postal.
Assim o fiz. Faz sentido. Nota "arrumada" 8) Obrigado pelas dicas!
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Boa noite.
No sábado passado fui conhecer os Passadiços do Paiva e consegui uma nota em cada ponta do percurso, a primeira emEspiunca e a segunda no final, na Praia do Areinho, não sei qual a localidade correta para esta 2ª nota, alguma ajuda?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

A. Simões wrote:No sábado passado fui conhecer os Passadiços do Paiva
Não conhecia isso dos Passadiços do Paiva e parece fabuloso! Tenho de ir aí um dia. (A não ser que não recomendes, por qualquer razão.)
A. Simões wrote:[…]a segunda no final, na Praia do Areinho, não sei qual a localidade correta para esta 2ª nota, alguma ajuda?
Apesar de não estar no sig.ine.pt, a localidade de Vilarinho parece-me ter todas as razões para ser considerada localidade: está completamente separada de qualquer outra localidade (incluindo qualquer das Canelas), tem placa de estrada*, está nos mapas comerciais todos, figura na lista de aldeias do site da junta de freguesia (aqui).

Por outro lado, a Praia do Areinho não me parece de todo que tenha condições para ser localidade independente. Não encontrei uma única razão que apoiasse esta hipótese.

* Erradamente, a placa à entrada de Vilarinho (para quem vem de cima ou de baixo) é uma seta de «Direção da via de saída» (das antigas, ainda não do tipo J1 do regulamento de 1998), e não tem, na verdade, nenhuma placa toponímica de início de localidade — mas isso é um erro infelizmente muito comum.

Nota: Infelizmente, o mapas.ine e o mapas.igeo continuam sem funcionar.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”