SCRABBL€ EBT

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Utilizador : [[[[x]]]]
Links das notas:
Vila Nova de Gaia: 4+1+2+1+3+1+4+1+2+1+4+1+1+1=27X2=54
Celorico da Beira: 2+1+2+1+1+1+2+1+2+1+3=21X2=42
Vale de Cambra: 4+1+2+1+2+1+2+1+1+3+1+1=20X2=40
Figueira da Foz: 4+1+4+1+1+1+1+1+2+1+4+1+8=30
Vila Nova de Paiva: 4+1+2+1+3+1+4+1+2+1+2+1+1+4+1=29

Total: 54+42+40+30+29=195 :P
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

Muito bem! Lista actualizada.
De férias por período indeterminado...
croeso
Euro-Master
Euro-Master

Post by croeso »

:oops:
Lisboa 2+1+1+3+1+1=9+50=59
Torres Vedras 1+1+1+1+1+4+1+2+1+1+1=15
Amadora 1+1+1+2+1+1+1=8x2=16
Carregado 2+1+1+1+1+4+1+1+1=13
Santarém 1+1+3+1+1+1+1+1=10

Total=59+15+16+13+10=113
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Que dizem a fazer outro Scrabble mas em vez de usarmos as localidades onde registámos notas usarmos as localidades com as quais já tivemos hits?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Assunto a reflectir:

Parece-me que esta tabela classificativa¹ será tanto mais interessante quanto mais única for, ou seja, diferente das restantes.

Já temos pelo menos as seguintes tabelas:

TOP 50 Português, que convida ao registo de mais e mais notas
Rankings / Mais activo, que estimula o registo regular do maior número de notas possível
Milionário Oficial Português, que incita ao registo de notas de grande valor

e também

Portugal de A a Z, que fomenta as viagens com a intenção de encontrar localidades que comecem por letras diferentes
Distritos de Portugal/Concelhos de Portugal, que puxa também às viagens, mas para mais longe, de modo a papar o maior número possível de distritos e concelhos
EBT dots!, que propõe a obtenção de notas em localidades que cubram a grelha de pontos do EBT

e agora

SCRABBL€ EBT (este tópico), que deveria ser diferente e fazer-nos viajar com um objectivo muito específico, o de obter notas em localidades que dêem grande pontuação neste jogo.

Ora se as notas D/L e as H/M e os hits e os hits internacionais tiverem muito peso, perco o interesse em dar um salto a terras como Igreja Nova (perto de Mafra, que me daria logo 24 pontos e, paralelamente, uma terra começada por "I" para o Portugal de A a Z), porque sei que, com todas estas regras acessórias, não posso competir com os que têm muitas notas e muitos hits.

Por isso, até consegui aceitar, com alguma relutância, é certo, as 3 primeiras regras (x2, x3 e +25), mas sinceramente perco uma boa parte do interesse se ainda aparecer a nova regra +50.

Sugiro que se repense as regras acessórias desta tabela, e que todos dêem a sua opinião.

jccom, obviamente não é nada pessoal contra ti :)

¹ Pronto, eu realmente gosto de usar termos portugueses, mas ranking é de facto muito mais simples; não haverá melhor em português do que "tabela classificativa?"
jccom
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by jccom »

lmviterbo wrote:jccom, obviamente não é nada pessoal contra ti :)
Eu sei que não é.
Acho que tens razão mas também acho que temos de diferenciar um hit nacional de um internacional. Como tu dizes isso beneficia os utilizadores com mais hits. Regra geral os que têm mais hits têm mais notas, por isso acho uma regra justa.
Talvez então reduzir a pontuação dos hits, 10 pontos nacional e 20 internacional, fica aqui a sugestão.
My Statistics - Last edited on 04-12-2006
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

lmviterbo wrote: e agora

SCRABBL€ EBT (este tópico), que deveria ser diferente e fazer-nos viajar com um objectivo muito específico, o de obter notas em localidades que dêem grande pontuação neste jogo.

Ora se as notas D/L e as H/M e os hits e os hits internacionais tiverem muito peso, perco o interesse em dar um salto a terras como Igreja Nova (perto de Mafra, que me daria logo 24 pontos e, paralelamente, uma terra começada por "I" para o Portugal de A a Z), porque sei que, com todas estas regras acessórias, não posso competir com os que têm muitas notas e muitos hits.

Por isso, até consegui aceitar, com alguma relutância, é certo, as 3 primeiras regras (x2, x3 e +25), mas sinceramente perco uma boa parte do interesse se ainda aparecer a nova regra +50.

Sugiro que se repense as regras acessórias desta tabela, e que todos dêem a sua opinião.

Concordo plenamente com essa sugestão. Uma nota em Lisboa, que à partida valeria apenas 9 pontos, com um hit internacional passaria para 59, o que não é muito justo. Supondo que seja uma nota finlandesa registaria 77 pontos. 8O Já agora, referi Lisboa apenas por ser a cidade mais provável onde um hit internacional poderia acontecer.

Por enquanto, os rankings (perdão; tabelas classificativas :D ) ficarão encerrados até se chegar a um consenso sobre as regras.

Porque o objectvio aqui é chegar a acordo sobre os seguintes temas:

I - Deve-se limitar a admissão a cidades cujo nome contenha 15 ou menos letras?
II.1 - Deve-se limitar a admissão a cidades de língua oficial portuguesa?
II.2 - Em caso afirmativo, dever-se-á limitar a admissão a cidades portuguesas apenas?
III - Deverão ser recompensadas as notas com combinação M/H? Em caso afirmativo, qual deverá ser a bonificação?
IV - Deverão ser recompensadas as notas com combinação L/D? Em caso afirmativo, qual deverá ser a bonificação?
V.1 - Deverão ser recompensadas as notas com hits? Em caso afirmativo, qual deverá ser a bonificação?
V.2 - Deverão ser distinguidos os hits nacionais de hits internacionais? Em caso afirmativo, qual deverá ser a distinção?

Espero uma resposta vossa.
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Oh, eu acho que por muito que se mudem os critérios é dificil chegar a um concenso, por isso na minha opinião poderia-se deixar estar as coisas como estavam. E acho que se poderia criar outros Rankings e depois ver-se-ia.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Zé da Silva, obrigado pela paciência com que aturas o picuinhas de serviço (eu, claro 8)). Aqui vão as minhas opiniões:

I - 15 ou menos letras? - SIM
II.1 - localidades de língua oficial portuguesa? - SIM
II.2 - localidades portuguesas apenas? - NÃO
III - notas com combinação M/H? bonificação? - NÃO na tabela geral / NÃO no ranking mensal
IIIa - notas com combinação M/P? bonificação? - NÃO na tabela geral / SIM no ranking mensal (x3)
IV - notas com combinação L/D (e L/E)? bonificação? - NÃO na tabela geral / SIM no ranking mensal (x2)
V.1 - notas com hits? bonificação? - NÃO na tabela geral / SIM no ranking mensal (+15)
V.2 hits internacionais? distinção? - NÃO na tabela geral / SIM no ranking mensal (+25)

NOTAS:
  1. No original, não há bonificações na tabela geral (ou "de carreira"). Há apenas na tabela mensal, que inclui as novas notas registadas no mês. O que proponho é precisamente que só haja bonificações no caso de aqui se criar também uma tabela mensal (embora tenha dúvidas se haverá massa crítica para que isso tenha interesse).
  2. No original, as notas E/U são quase 20 vezes mais raras do que as L/U, e valem uma bonificação x2 na tabela mensal. Mas as notas M/H são só 4.3 vezes mais raras do que as M/U. Ou seja, não são assim tão raras que me pareça merecerem bonificação.
  3. Por outro lado, as notas M/P são bastante raras (quase 500 vezes mais raras do que as M/U). Por isso proponho que, estas sim, valham não x2 mas sim x3.
  4. Já as notas finlandesas deveriam todas valer a dobrar (x2), porque são ligeiramente menos raras do que em França. Tal como no jogo original, a combinação L/E deveria ser incluída neste lote.
  5. Caso se aceite a regra das 15 letras, o máximo não bonificado em Portugal é 33 pontos, em França julgo que pouco mais de 50. Uma boa pontuação em Portugal andará pelos 25 pontos. Daí que 25 pontos para um hit internacional corresponda sensivelmente a uma bonificação x2, o que me parece razoável. Lisboa M/P com hit internacional valeria 43 pontos.
  6. Se o hit internacional valer +25, então o nacional deve valer menos, pelo que propus +15.
  7. Picuinhice: trata-se aqui de localidades e não cidades. A não ser que alguém conheça uma qualquer outra lista oficial de localidades, a referência deveria ser a designação imediatamente anterior ao código postal no caso de ser diferente do centro de distribuição, ou logo a seguir ao CP-7 caso contrário. Isto compreende cidades, vilas, aldeias e alguns outros locais. É também assim no jogo original.
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

Obrigado pelas sugestões e espero que mais utilizadores respondam num futuro próximo.

Quanto às minhas apreciações:
  1. Em relação a um ranking mensal, pensei nisso, mas não pensei que fosse tão aceite. No entanto, o utilizador português médio insere 152 notas por mês, enquanto que o francês insere apenas 57 notas. Pode haver mercado. Poderemos experimentar por uns meses a aver o que dá.
  2. Quanto às bonificações pelas combinações, admito que não me dei ao trabalho de verificar qual o rácio de raridade entre as diferentes combinações com notas francesas e portuguesas. E devo dizer que desconhecia totalmente a combinação M/P 8O
  3. Os valores para as bonificações pelos hits e notas finlandesas também me parecem correctos.
  4. E quanto às cidades, penso que todos perceberam o que eu quis dizer.
No entanto, gostaria de ouvir a opinião de mais utilizadores.
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Zé da Silva wrote: [*]Quanto às bonificações pelas combinações, admito que não me dei ao trabalho de verificar qual o rácio de raridade entre as diferentes combinações com notas francesas e portuguesas. E devo dizer que desconhecia totalmente a combinação M/P 8O
Penso q ele se refere á combinação P/M.
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

MetalAtog wrote:Penso q ele se refere á combinação P/M.
Holandesas impressas em Espanha? Sim, suponho que sejam raras em Portugal.
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Zé da Silva wrote:
MetalAtog wrote:Penso q ele se refere á combinação P/M.
Holandesas impressas em Espanha? Sim, suponho que sejam raras em Portugal.
É P/M de certeza, notas (de :note-100: ) portuguesas impressas na Alemanha.

Se reparares o Imviterbo escreveu M/H em vez de H/M, L/D em vez de D/L e L/E em vez de E/L.
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

De qualquer modo não conhecia P/M nem M/P em Portugal. E além disso, estou habituado a escrever o código do país antes do da impressora, pelo que para mim "M/P" significa :flag-pt: impressa em :flag-de: e não :flag-nl: impressa em :flag-es:
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Já eu, como a maioria, uso primeiro o codigo curto e depois o numero de serie. Como é a forma usada no NIG habituei-me a fazê-lo assim.

Já que não conheces a combinação P/M dá uma olhada neste site para saberes as combinações q existem.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”