[Jogo] Portugal de A a Z

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Cá estou eu novamente e para arrasar!
:D
Consegui o segundo Lugar!
Muito obrigado Jorge Pires, pelo conselho!
Associado ao desejo de conseguir o X e a localidade de Queluz de Baixo, para o Scrable, convenci o meu namorado, que me tem apoiado nesta maluqueira e lá fomos percorrer o Distrito de Lisboa!
Aqui vai ele: http://www.eurobilltracker.eu/index.php ... d=21333972
Olhei para o mapa e Xabregas estava lá tão esplicito, que achei que era muito mais fácil que o Xertelo e cá estou eu! :D
Last edited by margata on Mon Sep 11, 2006 11:42 pm, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Ó moça, mas isso, tal como registaste, e bem, é Lisboa, não é nenhuma localidade independente... (Não percebi se sabias isso perfeitamente e estás só no gozo, ou se realmente queres entrar com Xabregas aqui no Scrabble...) 8O
JP Simões
Euro-Master
Euro-Master

Post by JP Simões »

Já tínhamos feito aqui algures uma lista das localidades admissíveis que começassem por X e Xabregas não está lá.

Além do mais, Xabregas 'só' vale 20 pontos.
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Ui!!
Pensei que dava!!!
Mas as outras localidades começadas por X, tem dimensões mais reduzidas que Xabregas e não passam de localidades infimas que pertencem a uma freguesia, que por sua vez pertencem a um concelho, cidade e distrito!
Fiquei triste agora! :cry:
E lista oficial????
Que eu saiba apresentaram algumas.
Com que argumentos é que Xabregas é excluida?
Como é que consideram localidades com 2 ou 3 casas e excluem um grande aglomerado populacional?
Todas as localidades começadas por X em Portugal, penso que não passam apenas de lugares e/ou bairro!
Eu penso que nas cidades portuguesas deixou-se de referir os lugares como Xabregas entre muitos outros e passou-se a referencir apenas as ruas pelos seus nomes e nos locais mais pequenos ainda se referem os lugares, porque são tão pequenos que nem nome na rua necessitam.
Já vi que como vocês usam o lista dos CTT, excluem Xabregas, que vem referenciado em qualquer mapa de Portugal e incluem Xertelo que nem sei se é referenciado no mapa! :evil:
Tou para aqui a descarregar toda a minha frustação.... depois de me questionarem se estou a brincar fiquei FULA!
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Esclarecimento quanto ao termo "localidade"...

O território de Portugal está dividido administrativamente em distritos, cada distrito em concelhos, e cada concelho em freguesias. Cada ponto de Portugal pertence a uma freguesia qualquer; não há nenhum pedaço de terreno que não faça parte de uma freguesia, não há nenhuma freguesia que não faça parte de um e apenas um concelho, e não há concelho que não esteja incluído em um e só um distrito.

O Instituto Nacional de Estatística e outras entidades usam outras divisões do território.

Fora destas classificações, as "localidades" são discretas, isto é, separadas umas das outras ("discreto" é o contrário de "contínuo"), e há pedaços de terreno entre localidades que não pertencem a nenhuma delas. Quem anda na estrada conhece-o bem: avista-se a placa toponímica de uma localidade, entra-se na localidade (onde, por lei, a velocidade tem de ser reduzida) e passado algum tempo sai-se da localidade -- se se olhar para trás lá está (ou devia estar) a placa toponímica a indicar que ali acabou (ou começa, para quem vem ao contrário). Até à próxima localidade está-se em terra de ninguém. Não há em princípio casas, e ainda menos comércio, ou seja, não é possível adquirir notas...

Há excepções, mas o nosso sistema de código postal prevê-as e atribui a estas zonas de ninguém o nome por que costumam ser conhecidas ou estão arroladas no cadastro: por exemplo, a Quinta dos Melos, uma quinta junto a, mas não dentro de, Bucelas (onde há estúdios, armazéns e fábricas); ou a Barroca de Alva (outra quinta explorada em regime de arrendamento, onde há também estúdios, além de alojamento e actividades turísticas).

Aqui no EBT, "localidade" refere-se a cidades, vilas, aldeias, e ainda pequenos "lugares" ou "sítios" (que não pertençam a nenhuma vila ou cidade). A base de trabalho é a lista oficial do código postal, que inclui, como disse, definidas como "localidades" algumas zonas entre localidades que têm entrega postal (quintas é o melhor exemplo).

A lista do código postal, infelizmente, tem erros, porque quem fornece os dados para que ela seja actualizada em permanência pelos CTT são as juntas de freguesia, que nem sempre percebem este critério do que é uma localidade. Por isso, às vezes surge uma localidade com placas toponímicas e tudo, claramente distinta de qualquer outra, mas que na lista do código postal vem englobada na sede de freguesia ou outra localidade próxima e maior. É o caso, por exemplo, do Zambujal junto a Santo Antão do Tojal. Felizmente, estes erros são poucos.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

margata wrote:Já vi que como vocês usam o lista dos CTT, excluem Xabregas, que vem referenciado em qualquer mapa de Portugal e incluem Xertelo que nem sei se é referenciado no mapa! :evil:
Oh, margata, vá lá, nós todos ficamos contentes que andes a passear para registar notas em localidades diferentes! :D

Escrevi o esclarecimento anterior sem ter listo esta parte da tua mensagem em que ficaste fula. :roll:

Não me interessa nada alimentar a tua fúria, que isto é para se fazer na boa, mas olha que eu tenho bastantes mapas de Portugal e nenhum tem Xabregas, pela simples razão de que é apenas um bairro da cidade de Lisboa. Os mapas de Portugal, aliás, são boas referências, porque o que lá vem são precisamente as localidades (embora lhes falte as aldeias todas, claro, bem como outras localidades pequenas).

Mas é claro que, se Xabregas fosse aceite, as várias dezenas de ebtistas lisboetas já lá teriam notas registadas. Eu tenho, claro, mas registei-as em Lisboa, como deve ser.

Aliás, para ser correcto, a localidade onde registas as tuas notas habitualmente deveria ser precisamente Asseada (ou Seada, como vem na lista do código postal e no site da junta de freguesia, que podem estar errados, não sei), e não Carregosa, que é a freguesia (onde aliás não existe nenhuma localidade chamada Carregosa mas sim uma Carregosa de Cima e uma Carregosa de Baixo, que de resto só por ter uma letra a mais não dá para uma boa pontuação no Scrabble). Nota curiosa: a lista das localidades no site da junta (aí chamadas "lugares") inclui uma (Serrado) que não está na lista do código postal, e não inclui 4 outras que lá estão (Costeira Cima, Igreja, Lomba e Viso).

Também eu estou ansioso por completar a minha lista de Portugal de A a Z. Já só me faltam 3 letras, e hei-de arranjar maneira de ir ao Xartinho (e espero que seja mesmo uma localiadade decente, com comércio ou alguém que me querira trocar uma nota. :))
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Só um esclarecimento: o site do Banco Totta onde fui ver o código postal da nota levantada refere que este blacão é de Xabregas.....
Isto não vale de nada?????
http://www.totta.pt/pagina/indice/0,,56 ... ction=6247
:cry:
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

margata wrote:Só um esclarecimento: o site do Banco Totta onde fui ver o código postal da nota levantada refere que este blacão é de Xabregas.....
Isto não vale de nada?????
http://www.totta.pt/pagina/indice/0,,56 ... ction=6247
:cry:
O site diz Lisboa - Xabregas. O banco tem uma série de balcões dentro da cidade e diferencia-os através do nome da rua/freguesia.
Xabregas não é localidade. :(
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Quanto ao meu Lugar Asseada e/ou Seada:
Asseada é uma designação antiga que já não se usa. Contudo eu e mais alguns habitantes deste lugar continuamos a usar.
As entidades oficiais apenas usam a versão mais recente.
Tenho um mapa que refere Asseada, contudo já é muito antigo.
Jorge Pires
Euro-Regular in Training
Euro-Regular in Training

Post by Jorge Pires »

Vou-me meter na conversa mas eu trabalho ali bem perto e sempre conheci aquela zona como XABREGAS
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Aqui vai o meu mapa de Portugal onde é referigdo Xabregas:
(e percebo pouco de informática, mas o mapa quanto maior melhor para se ver melhor!

Image

Imagem reduzida, clickem para aumentar - bocky
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

margata wrote:Aqui vai o meu mapa de Portugal onde é referigdo Xabregas:
Lamento mas isto não é um mapa de Portugal, é um mapa de Lisboa.

E vou ficar por aqui. Já dei uma resposta exaustiva, que aliás me deu muito trabalho.

bocky, por favor fica à vontade para moderar esta minha resposta se achares que não está de acordo com a etiqueta do fórum.
leofer40
Euro-Master
Euro-Master

Post by leofer40 »

Jorge Pires wrote:Vou-me meter na conversa mas eu trabalho ali bem perto e sempre conheci aquela zona como XABREGAS
margata wrote:Aqui vai o meu mapa de Portugal onde é referigdo Xabregas:
Já foi referenciado que há cidades com várias freguesias e bairros. Xabregas não pode ser considerado, tal como Parque das Nações, Telheiras, Olaias, Areeiro, Alvalade, Socorro, São Mamede, Campo Pequeno, Campo Grande, Penha de França, entre outras dezenas de freguesias e bairros existentes em Lisboa não podem ser consideradas como localidades. A a localidade é Lisboa.
Last edited by leofer40 on Tue Sep 12, 2006 2:13 pm, edited 1 time in total.
pastel
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by pastel »

Pois é Margata, infelizmente é tudo Lisboa :roll:
Tudo o que está entre Algés e Moscavide (?), são freguesias de Lisboa..

Se assim não sucedesse, no meu caso, em vez de ter as ca. 8.000 notas em Lisboa, estariam dividadas por:

Ajuda
Alcântara
Alto do Pina
Alvalade
Ameixoeira
Anjos
Beato
Benfica
Campo Grande
Campolide
Carnide
Castelo
Charneca
Coração de Jesus
Encarnação
Graça
Lapa
Lumiar
Madalena
Mártires
Marvila
Mercês
Nossa Senhora de Fátima
Pena
Penha de França
Prazeres
Sacramento
Santa Catarina
Santa Engrácia
Santa Isabel
Santa Justa
Santa Maria de Belém
Santa Maria dos Olivais
Santiago
Santo Condestável
Santo Estevão
Santos-o-Velho
São Cristóvão
São Domingos de Benfica
São Francisco Xavier
São João
São João de Brito
São João de Deus
São Jorge de Arroios
São José
São Mamede
São Miguel
São Nicolau
São Paulo
São Sebastião da Pedreira
São Vicente de Fora

Socorro

O que seria interessante para o Scrabble :wink:
pastel.no.sapo.pt (Complete NIG Statistics updated 07/12/2007)
pastel no flickr!
bocky
Euro-Master
Euro-Master

Post by bocky »

Calma, isto é só um jogo! :wink:

margata, não posso considerar Xabregas pelas razões que já foram aqui expostas pelo lmviterbo e outros. Apesar de aquela zona ser conhecida como Xabregas, não deixa de ser apenas uma parte da cidade de Lisboa, pelo que não pode ser usada para registar notas e consequentemente fazer parte deste jogo.

Espero que compreendas a minha decisão e que não desistas da caça ao X. :)

Ah, lmviterbo, por enquanto vou deixar a lista sem o K, W e Y. Só irei incluí-las se alguém conseguir uma localidade começada por uma delas, o que acho extremamente difícil.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”