Esclarecimento de dúvidas

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

É uma zona, que se tornou bairro e que pertence a Alcabideche.
Curiosamente tenho dois amigos meus que moram lá :lol:
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Fiz a pergunta nouto tópicco mas faço-a aqui tambem visto ser o local correcto para tal.

Alguem me sabe informar qual o endereço/código postal do Parque Tejo??
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

Aquilo pertence ao Concelho de Loures, quanto à freguesia ou é Sacavém ... Passeio Parque 1990-242 SACAVÉM (uma das ruas que atravessa o parque tejo)
:flag-pt: :flag-fi: :flag-fr: :flag-si: :flag-nl: :flag-de: :flag-at: :flag-es: hitting since March 2007
Anti-Stress Game
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

Castanhola wrote:Alguém me sabe dizer se Pai do Vento (Alcabideche, Cascais) é uma localidade ou apenas uma zona ou "bairro" de outra localidade?
Encontrei a rua em causa (Calçada Pai do Vento) no mapa. Os correios dizem no código postal:
"Foi encontrado 1 arruamento no distrito de Lisboa, no concelho de Cascais, na localidade de Alcabideche correspondente à sua pesquisa: Calçada Pai do Vento - Pai do Vento, 2755-288"
Por acaso moro lá ao lado, e posso-te te dizer que apesar de pertencer à freguesia de Alcabideche, está muito mais perto de Cascais do que de Alcabideche. É uma localidade, tal como demonstra uma notícia antiga da Câmara de Cascais. Espero que tenha ajudado.
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

Concordo com o Ord€p quando diz que fica muito mais perto de Cascais do que de Alcabieche.
Quanto a ser uma localidade, já não posso concordar :D
Mas vou investigar melhor
Acho que o pai do Vento era aquilo a que se chamava de "lugar" e não de localidade ... enfim, quem lá mora diz que é Cascais ... manias :lol:
Anti-Stress Game
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

suntzu wrote:Aquilo pertence ao Concelho de Loures, quanto à freguesia ou é Sacavém ... Passeio Parque 1990-242 SACAVÉM (uma das ruas que atravessa o parque tejo)
Segundo o Ord€p:
Ord€p wrote: Segundo este mapa, o Passeio Heróis do Mar é lá perto, e segundo os CTT o respectivo código postal é: Passeio Heróis do Mar - Parque das Nações 1990-374 MOSCAVIDE
Afinal em qual ficamos? :?
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

Ponham Marrocos e fica tudo resolvido.

:twisted:

Mais a sério, encontrei um post antigo do lmviterbo com um mapa das zonas postais. Vou tentar dedicar um tempinho a ver se dá para por essa informação no Goggle Earth. Resolveria alguns problemas.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

MetalAtog wrote:Alguem me sabe informar qual o endereço/código postal do Parque Tejo??
Os correios dizem que a localidade é Lisboa, mas também pode ser Sacavém, consoante a zona do parque... A separação deve estar ali muito perto da ponte. Podes ver o mapa da zona aqui...

Localidade de Lisboa:
Passeio do Tejo - Expo, 1990-281
Passeio Heróis do Mar - Parque das Nações, 1990-061

Localidade de Sacavém:
Passeio do Trancão - Parque das Nações 1990-519
Rua Chen He - Parque das Nações, 1990-513

E depois há todas aquelas ruas que vão dar ao parque, que podes ver no mapa. O melhor será anotar o nome da rua onde apanhas as notas e depois procurar o CP7 correcto, já que não fiz uma listagem exaustiva. Se não quiseres usar o CP3, apenas tens de optar entre Lisboa (1990) ou Sacavém (1990). Isto porque tenho duvidas que Moscavide seja uma localidade, sendo certo que é uma frequesia. Já Sacavém além de freguesia é uma cidade cujos limites são os da própria frequesia. Entendam-se. Raio de confusão.
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 65 (2025-11-21)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
rui oeiras
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by rui oeiras »

suntzu wrote:Concordo com o Ord€p quando diz que fica muito mais perto de Cascais do que de Alcabieche.
Quanto a ser uma localidade, já não posso concordar
Mas vou investigar melhor
Acho que o pai do Vento era aquilo a que se chamava de "lugar" e não de localidade ... enfim, quem lá mora diz que é Cascais ... manias
Ord€p wrote:Por acaso moro lá ao lado, e posso-te te dizer que apesar de pertencer à freguesia de Alcabideche, está muito mais perto de Cascais do que de Alcabideche. É uma localidade, tal como demonstra uma notícia antiga da Câmara de Cascais. Espero que tenha ajudado.
passo por lá algumas vezes, tb acho q é uma localidade, até pq já vi por aqueles lados(na nacional 9?) uma placa indicativa de localidade: e como o Ord€p disse, pertence a Alcabideche apesar de tar logo á saída/entrada de Cascais
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

suntzu wrote:...o pai do Vento era aquilo a que se chamava de "lugar" e não de localidade...
Retomando o que disse o suntzu, gostava de saber o que entendem por "lugar", pois já vi muita gente usar essa palavra tanto com o sentido de "pequena localidade" como de "bairro". Para mim lugar, pequena povoação ou pequena localidade é a mesma coisa. Por outro lado uma localidade tanto pode ser: um lugar ou pequena povoação, uma aldeia, uma vila ou uma cidade. São tudo localidades mas apenas com dimensões diferentes. É este o vosso entendimento?
Ord€p wrote:...apesar de pertencer à freguesia de Alcabideche, está muito mais perto de Cascais do que de Alcabideche. É uma localidade, tal como demonstra uma notícia antiga da Câmara de Cascais.
O problema da localização geográfica não se coloca neste caso, pois as verdadeiras coordenadas geográficas da rua vão ficar associadas àquele código postal (2755-288). E também uma rua pode estar mais perto do centro de uma localidade e pertencer efectivamente a outra. Este tipo de situações estão sempre a acontecer nestas zonas densamente povoadas, em que as diferentes povoações não estão isoladas umas das outras.

O único problema neste caso é definir correctamente a localidade a que pertence aquela rua. E nestas coisas o que é verdade hoje pode não o ser amanhã, como todos sabemos, porque muitas povoações vão crescendo e absorvendo outras que deixam de o ser (e nestes casos geralmente as localidades vão mas as placas ficam, pelo que a existência de placa também não é um critério seguro). Isto a não ser que os limites da cidade sejam definidos de forma rígida, como acontece com a cidade de Sacavém, cujos limites são os da freguesia, que são estáticos.

No caso do Pai do Vento vê-se que aquilo terá uma largura inferior a 600 m (Este-Oeste). São apenas casas umas a seguir às outras. Será que pode ser considerada uma localidade? Se o teu link fosse mais recente ou se fosse um documento da câmara em que se definem as localidade, eu não teria dúvidas. Fazer fé nos Correios também não é 100% seguro, pois as listagens dos códigos postais foras criadas para definir zonas de distribuição postal e não para definir localidades. Agora realmente tu é que vives aí Ord€p? Eu nunca aí fui? Tendo em conta tudo isto manténs a tua opinião? Gostava de saber também a opinião de outros gurus dessas bandas...

Por acaso não foi nenhum de vós que registou notas naquela rua?
Para o ravestorm me estar agora a pedir ajuda para este CP7... :roll:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

Castanhola wrote:No caso do Pai do Vento vê-se que aquilo terá uma largura inferior a 600 m (Este-Oeste). São apenas casas umas a seguir às outras. Será que pode ser considerada uma localidade? Se o teu link fosse mais recente ou se fosse um documento da câmara em que se definem as localidade, eu não teria dúvidas. Fazer fé nos Correios também não é 100% seguro, pois as listagens dos códigos postais foras criadas para definir zonas de distribuição postal e não para definir localidades. Agora realmente tu é que vives aí Ord€p? Eu nunca aí fui? Tendo em conta tudo isto manténs a tua opinião? Gostava de saber também a opinião de outros gurus dessas bandas...
Apesar de morar ao lado, nunca costumo ir para estes lados, pois a minha vida não passa por aqueles lados nem fica em caminho para a minha vida profissional. Relativamente ao que estás a dizer, dos 600m, refere-se apenas à parte original da localidade (daí a origem ter sido um "lugar"). Entretanto foi-se alargando e os prédios à volta das casas mais pequenas também fazem parte do Pai do Vento (já agora, o nome é perfeito para a localização).

Se fosse eu a registar as notas, colocaria como localidade Pai do Vento. Eu aconselharia os outros a fazer o mesmo. Agora colocar Alcabideche que fica a alguns kms ou Cascais (onde a freguesia não é a mesma) é que não. Caso não considerem Pai do Vento como localidade, a outra localidade mais próxima é Alvide.
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

Quando dei o exemplo de Pai mogo, foi justamente para tentar explicar porque é que um "lugar" que era Pai Mogo passou a aldeia, e logo localidade e um "lugar" como Pai do Vento claramente com muito mais população ficou como bairro.
Vejam os bairros de Lisboa, pegando em Telheiras, Alto dos Moinhos e outros bairros do género, que hoje pertencem a Lisboa mas que há 80 anos atrás eram lugares, zona de quintas, habitações isoladas e que nada tinha a ver com Lisboa, ficavam nos arredores e hoje foram engolidos ou foram estendidos, conforme o ponto de vista.
Acho que o mais correcto no registo é mesmo Pai do Vento - xxxx-xxx Alcabideche
Anti-Stress Game
MetalAtog
Euro-Master
Euro-Master

Post by MetalAtog »

Castanhola wrote:
Localidade de Sacavém:
Passeio do Trancão - Parque das Nações 1990-519
Usei este código postal que é o que me parece ser o mais correcto.

Obrigado pela informação.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Caraças suntzu... que diabo de localidade é esta: Praia de São Julião - Carvoeira... 8O

Isto não é o nome de uma localidade. Ou é Praia de São Julião ou é Carvoeira (que fica um bocado longe, mas imagino que lá colocaste o nome por ser a freguesia). Por outro lado os Correios dizem que é apenas São Julião. Tu que moras aí ao lado és a pessoa indicada para tirar isso a limpo, mas não se devem usar nomes compostos dessa forma.

Aquele CP7 também é o da estrada 546 na localidade de Valbom. Mas as coordenadas que indicaste não apontam nem para a praia nem para as casas, mas para um descampado... :mrgreen:
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
suntzu
Euro-Master
Euro-Master

Post by suntzu »

As coordenadas são do descampado, pois é o mais próximo do bar que fica na falésia
Anti-Stress Game
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”