- Berlengas, assim, só, para todo o arquipélago. Os argumentos a favor já os dei. Acresce que me parece ser o nome mais provável de ser escolhido por qualquer ebtista que não frequente o fórum ou não seja tão picuinhas como nós.
- Berlenga Grande, Estelas e Farilhões serem três "localidades" (para efeitos de EBT) independentes, visto estarem a uma certa distância e ser muito improvável alguém conseguir registar uma nota (sem aldrabice) nas Berlengas, sem ser na Berlenga Grande. Nesse caso, a Ilha Velha estaria incluída na Berlenga Grande.
Tendo em conta o que abaixo escrevo, mudei de opinião e é esta a opção que agora defendo.
- Convém especificar que é uma ilha, ou que são ilhas.
Não vejo razão para que assim seja. As Ilhas Selvagens são o exemplo mais parecido com as Berlengas. Na lista do código postal, têm duas entradas: Selvagem Grande e Selvagem Pequena, ambas com o CP7 9200-900, e sem especificar que são ilhas. É este antecedente das Selvagens que me fez reflectir e perceber que a opção mais correcta é dividir o arquipélago das Berlengas em três "localidades", para efeitos de EBT. - Então e a Berlenga Grande, porque é que não pode ser Ilha da Berlenga Grande, ou Ilha da Berlenga, ou até Ilha das Berlengas?
Mesmo que se pense apenas na Berlenga Grande, há exemplos de ilhas que não têm a designação "Ilha" na sua designação da lista do código postal -- por exemplo, o Baleal (que não é Ilha do Baleal). Outros exemplos, embora agora se trate de ilhas fluviais: Almourol, Boega e Ermal. Destes, Almourol e Boega não têm código postal próprio, o que é estranho pelo menos no caso da Boega, onde pelo menos um amigo meu tem casa de férias (e creio que no Castelo de Almourol vive um guarda). Mas a ilha do Ermal, que realmente ficou mais conhecida com "ilha do" graças ao actualmente inanimado Festival Ilha do Ermal, é, na lista do código postal, uma localidade com o nome Ermal, e é também assim que é designada na descrição dos lugares da freguesia de Guilhofrei. O nome "Ilha do Ermal®" é, aliás, neste momento, marca registada do Festival. - Mas há outras ilhas que são designadas como ilhas, nomeadamente as algarvias Ilha da Culatra, Ilha do Farol, Ilha da Armona e Ilha da Fuseta.
Sim, e não há mais. Em toda a lista do código postal, são precisamente essas quatro essas as únicas ilhas cujo nome inclui "ilha". Vale a pena, a este propósito, ler um post meu publicado há quase dois anos no tópico Portugal de A a Z. - OK, mas existe outra localidade com o nome Berlengas, no concelho de Cantanhede, centro de distribuição postal da Tocha.
Pois, mas isso acontece com muitas outras localidades, se calhar até mesmo com a maioria das localidades portuguesas. Por exemplo, quando se fala em Cadaval é provável que se esteja a falar da sede de concelho do mesmo nome, no distrito de Lisboa, a da família da marquesa de Cadaval... mas há mais 7 localidades em Portugal com o nome Cadaval. Ou, por exemplo, Fermentelos; para mim, trata-se da vila do concelho de Águeda, distrito de Aveiro, perto da famosa Pateira de Fermentelos... mas há mais duas localidades com o mesmo nome. Ou, para terminar os exemplos, onde pensam que é a Moita? No "Outra Margem", entre o Montijo e o Barreiro, certo? Não necessariamente. Pode ser em mais 25 sítios diferentes, incluindo duas localidades que têm centros de distribuição postal, a Moita do concelho da Marinha Grande e a do concelho da Anadia. E por aí fora...
Essa parece-me ser uma das piores soluções já avançadas, porque "berlenga", ao contrário de "selvagem", não é adjectivo, daí dizer-se Arquipélago das Berlengas (tal como não existem as "Ilhas Açores" mas sim o arquipélado ou as ilhas dos Açores).margata wrote:estou tentada em mudar para Ilhas Berlengas