Infelizmente é verdade. Estou curiosíssimo, por exemplo, com 3 localidades começadas por X no mapa de Portugal da Rough Guide (excelente, por sinal) que não consigo encontrar em parte nenhuma da lista do código postal, nem sequer como nomes de rua:pastel wrote:E a lista que tenho não é de fiar a 100%, pois existem localidades que não aparecem mencionadas na lista do CP.
Xarraminha (perto da Barragem de Vale do Gaio, concelho de Torrão, distr. Setúbal)
Xerez de Baixo (a Sul de Monsaraz, na margem do Guadiana, distr. Évora)
Ximeno (na Serra do Caldeirão, junto à Ribª de Vasconcilho, freg. Ameixial, conc. Loulé, distr. Faro)
Esta última freguesia (Ameixial), por exemplo, só tem na lista do código postal 7 localidades. No detalhadíssimo mapa do Algarve da Rough Guide não encontro uma delas (Corgas) mas encontro no mínimo outras 8 (os limites da freguesia não estão assinalados no mapa).
O mapa de Portugal a que me refiro é feito à escala 1:350 000, o do Algarve a 1:90 000. Têm ambos excelentes cores e detalhes gráficos e, o que facilita imenso a pesquisa, um extraordinário índice remissivo das localidades.