[Guia | Referência] caixas automáticos (ATM) c/ notas de 50 - ou de 5

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by Montgomery Burns »

Castanhola wrote:Edit: Agora estou baralhado. É um multibanco normal que também funciona com cartões de débito? Ou apenas funciona com cartões de crédito?
Acho não funciona com cartões (só) de débito, e que qualquer levantamento (com cartões de crédito) ali feito é automaticamente considerado um levantamento a crédito.

Entretanto, tenho aqui uma fonte de "fivers":
MBCP do Spacio Shopping. Olhando para a agência de frente, a máquina que fica à direita (ou seja, apenas esta - 0033/0832/03). Também tinha notas de 20. Eu costumo utilizar o CP 1800-079 para o Spacio, mas admito que não esteja 100% correto.
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=162226070
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Re: [Guia | Referência] Multibanco, Euronet e outros ATMs c/ notas de 50 - ou de 5

Post by lmviterbo »

Montgomery Burns wrote:qualquer levantamento (com cartões de crédito) ali feito é automaticamente considerado um levantamento a crédito.
Pois, fiz um levantamento na Euronet do Rossio com um VISA que é também de débito. A máquina não me perguntou se eu queria levantar a crédito nem me informou de quaisquer taxas. Mas o levantamento não aparece no extrato. Amanhã telefono à minha gerente de conta. Se realmente estiverem a cobrar uma taxa, vão quase de certeza contra a legislação vigente (decreto-lei 3/2010) e a correspondente coima pode ir até 44891,81 € (n.º 2 do art.º 17º do decreto-lei 433/82).
Montgomery Burns wrote:Entretanto, tenho aqui uma fonte de "fivers":
MBCP do Spacio Shopping. Olhando para a agência de frente, a máquina que fica à direita (ou seja, apenas esta - 0033/0832/03). Também tinha notas de 20. Eu costumo utilizar o CP 1800-079 para o Spacio, mas admito que não esteja 100% correto.
Boa, inauguras assim a ZCP 1800. Fiquei a saber que o Olivais Shopping se chama agora Spacio. Quanto ao código postal, poderia ser esse ou 1800-075 (se se considerar que a entrada principal é pela rua de Bissau), mas 1800-079 é o que vem sempre associado ao centro comercial, por isso parece-me de facto ser o melhor a usar. Já pus na lista da primeira página.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Eh lá, será que vamos ajudar a clarificar uma situação duvidosa? Como se este tópico não fosse já um exemplo de serviço público! :lol:

Também queria ter dito e esqueci-me, após um longo intervalo voltei a passar por esta (antiga) fonte de :note-5:

1000-016 0010/0529/02 Banco BPI (posto BP Areeiro)

e, mais uma vez, só lá encontrei :note-10: :note-20: . Lembro-me de já se ter falado em apagá-la da lista, penso que será o mais acertado.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Cópia do email que mandei para o meu banco:
Conforme referi por telefone, fiz um levantamento numa máquina da rede Euronet com um cartão dual e, sem nenhum aviso ou opção, foi-me cobrada uma taxa.

A rede Euronet Worldwide é recente em Portugal e não está integrada no SIBS (rede Multibanco).

Em nenhum momento, na máquina, no ecrã ou no talão, me foi avisado que o levantamento viria a ser efetuado a crédito ou que importaria taxas de qualquer espécie. Também não me foi dada opção de escolher levantamento a débito ou crédito. Aparentemente, a máquina não terá reconhecido o cartão como dual.

O que me alertou para a eventualidade de qualquer irregularidade foi, logo de início, o não aparecimento deste levantamento no extrato do depósito à ordem. Posteriormente, um amigo meu informou-me que lhe tinham sido cobrado taxas num levantamento numa outra máquina da Euronet.

Dados relevantes:
Conta xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Cartão Visa xxxxxxxxxxxxxxx
Levantamento 08.03.2016 (terça) 12h40
ATM ID ENPT1006 (NovaCâmbios Rossio I - Pc D. Pedro IV, 41, Lisboa)
Montante levantado 250,00 €

Solicito a reposição das taxas cobradas, caso se aplique para este caso, como creio, o Decreto-Lei n.º 3/2010 de 5 de janeiro.

Aproveito para referir que, no dia 30 de novembro de 2015, cerca das 20h40, fiz na mesma máquina um levantamento de 20,00 €. Não tenho a certeza se este levantamento terá sido feito com o mesmo cartão, nem se terá sido cobrada alguma taxa (embora parta do princípio de que o procedimento terá sido o mesmo). Se tal se verificar, solicito também a reposição das taxas então cobradas.

No caso de se confirmar que a Euronet está de facto a cobrar taxas indevidas, sugiro que o Banco de Portugal seja informado, a fim de poder proceder à respetiva investigação, à instrução dos processos de contra-ordenação e à aplicação das respectivas coimas.
(Outro assunto: obrigado, já apaguei da lista a máquina do posto BP Areeiro.)
Last edited by lmviterbo on Fri Mar 11, 2016 3:21 pm, edited 1 time in total.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Obrigado pela partilha, aguardo com interesse qualquer desenvolvimento! :o

Edit
Entretanto, esta tarde encontrei uma fonte de cada denominação separadas por alguns metros:

Image Quinta dos Inglesinhos, 1600-864. Caixa único, exterior. 0036/0121/01. Também tinha :note-20: .
:note-5: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=162399223

Image Telheiras - Praça São Francisco de Assis, 1600-305. Caixa único, interior. 0018/5537/02. Também tinha :note-10: :note-20: .
:note-50: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=162399330
Last edited by Montgomery Burns on Fri Feb 21, 2020 1:21 pm, edited 1 time in total.
Ord€p
Euro-Master
Euro-Master

Post by Ord€p »

:note-5: CGD 0035/0912/01 Vila de Rei (6110-183)
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Boa, obrigado a ambos. Um dia destes, tenho mesmo de completar e atualizar o mapa de vez, incluindo as novas informações das denominações que se pode obter em cada máquina. ENtretanto, já atualizei a lista da primeira página.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

O Centro Comercial Miratejo já aqui figurou, até ao dia em que a agência bancária que lá se podia encontrar encerrou. Mal sabia eu que o MB que lá resta (à entrada do centro) se tratava de um tesouro ainda mais valioso:

2855-211. 0033/7007/15. Também tinha :note-10: :note-20: .
:note-50: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=162463354
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Deixo aqui três locais não referenciados que merecem investigação (obtidos neste tópico). Acho que podemos descartar como desatualizada qualquer referência a notas de valor superior (incrível, andaram mesmo por aí em alguns MB!), mas as de 50 ainda podem lá andar.

"Ainda este Sábado levantei uma nota de 50 no Feira Nova [Pingo Doce] da Póvoa de Santo Adrião."

"No Shopping Center Cidade do Porto (mais conhecido como Bom Sucesso) é frequente o MB do andar de cima só ter notas de 20, no sábado passado tinha apenas de 50 para cima."

"o centro comercial do cacem , mais conhecido pelo shoping do cacem , ja encontrei diversas vezes notas de 50"
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Re: [Guia | Referência] Multibanco com notas de 50 - ou de 5

lmviterbo wrote:
Montgomery Burns wrote:1000-230 BPI Estefânia, 0010/0513/01 (ATM exterior da agência):
https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=149116339" onclick="window.open(this.href);return false;

Infelizmente, não entrei na agência. Não posso confirmar se a máquina 02 continua a tê-las também (e/ou a 03, quem sabe).
Obrigado!

Por acaso, testei várias vezes essas máquinas e só encontrei :note-5: na máquina do interior (que é só uma, a 02)! Primeira :note-5: que lá apanhei: https://eurobilltracker.com/notes/?id=138123192" onclick="window.open(this.href);return false;
Lembrava-me vagamente desta conversa sobre o BPI Estefânia, hoje tive a oportunidade de testar todas as máquinas de lá (que são, de facto, três).

Desta feita, só a máquina /02 (no interior, à direita) é que era "especial" - tinha :note-5: :note-10: :note-20: (não fiz levantamento). De notar, também, que a outra máquina interior passou a ser a /01 e a do exterior, a /03.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Antes de mais, uma novidade:

Image Lisboa - Rua Augusta, 0046/0001/01 (MB na Rua do Comércio. O da Rua Augusta propriamente dita - /02 - não é opção). Também tinha :note-20: .
:note-5: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=163566123

Mais umas obs. :

BPI Rua do Comércio
Passei por aqui e não achei "especiais" (duas máquinas).

Santander Totta Lisboa - Rua do Ouro, 75 (Rua Áurea)
Tive a oportunidade de testar a máquina interior - não é "especial". A do exterior continua a ser (relembrando a seguinte conversa).
Montgomery Burns wrote:1100-060, Santander Totta - continua válida, atm no exterior (/03), não pude testar a do interior.
:note-5: https://pt.eurobilltracker.com/notes/?id=161764859

Máquina continha :note-5: :note-20: .
lmviterbo wrote:Essa agora, eu só tinha registado a máquina /01, sem mencionar se era exterior ou interior. Existe mesmo uma no interior com toda a certeza? Se assim for, tem de ser testada.
BANIF Rua do Ouro
Agência encerrada, sem qualquer sinal que vá reabrir com o nome de Santander (nem faria sentido, de facto).
Last edited by Montgomery Burns on Sat Apr 16, 2016 12:25 am, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Bom trabalho, Montgomery Burns.

Já tinha essa máquina do Banco Popular no meu ficheiro pessoal, e não faço ideia porque é que não a tinha posto aqui ainda. Entretanto, descobri que isso acontecia com mais algumas, de modo que substituí tudo, já com as outras alterações que reportaste. Só espero não ter apagado nenhuma máquina que estivesse só nesta lista mas não no meu ficheiro de Excel…

Nota: apesar de a agência do Banco Popular da Rua Augusta ter o CP7 que referes, eu uso um CP7 diferente para a máquina do lado da R Comércio. Nem toda a gente é de opinião de que este é o critério a seguir, no entanto.
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

BBVA Agência 0115 - encerrada (sem MB ativo, como acontece em alguns casos). Podes também apagar (digo eu) a agência de Valença, que a rede deles está reduzida a 14 balcões (sendo que dois deles constituem uma espécie de dois-em-um no edifício-sede da Barata Salgueiro/Av. da Liberdade), dispersos por 4 distritos. :?
Last edited by Montgomery Burns on Tue Apr 26, 2016 3:21 am, edited 1 time in total.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Boa, obrigado.

Entretanto, descobri mais uma distribuidora de :note-5: que já andava há muito para testar mas não conseguia, porque só funciona em horários de expediente:

1269-152 Image 0035/0675/03 Caixa Geral de Depósitos (Fidelidade - sede) 2016-04-20
Montgomery Burns
Euro-Master
Euro-Master

Tenho aqui duas Euronet (como habitualmente, tinham :note-20: :note-50: ):

NovaCâmbios Rossio III, 1100-200. ENPT/1006.
Unicâmbio Lisboa - Portas de Sto Antão, 1150-268. EDPT/2011.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”