Quadro de Honra dos Duros (Portugal)

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Re: Quadro de Honra dos Duros (Portugal)

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:
Sun Sep 13, 2020 4:51 am
Estou a planear pedir ao marty44 que programe o EBTCheck para calcular um número que é muito parecido com o que aqui inventei para o Quadro de Honra dos Duros mas não serve só para os ebetistas sem nenhum hit, serve para todos os que já passaram por um longo período de seca de hits (longo em tempo e/ou em número de notas registadas).
Parece-me uma boa ideia. Apenas me pergunto se será mesmo de meter um logaritmo na fórmula, pois tende a tornar as pontuações pouco diferentes. Uma divisão não seria suficiente para evitar números demasiado grandes?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Os números em bruto (diff × diff) têm uma distribuição em S, que nos extremos maiores parece exponencial, daí eu ter resolvido o problema com um logaritmo.

Quando falo em distribuição em S, estou a falar disto:
diff prod lmviterbo.png
diff prod lmviterbo.png (35.51 KiB) Viewed 71 times

Estes são os meus hits, mas os hits de quase qualquer pessoa, ou país, ou a totalidade do EBT, seguem uma forma similar. (Estes gráficos em S, de resto, aparecem regularmente em muitas análises que faço de hits, ou notas no EBT)

Uma fórmula duma função qualquer em S seria mais aproximada, mas pareceu-me que a simplicidade da fórmula que encontrei é elegante e suficiente. Se eu não tiver razão, peço que me ajudes, porque os meus conhecimentos de matemática são rudimentares.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Não se trata de ter ou não razão. É apenas uma questão de escolha. Se não queres números demasiado grandes, em vez de colocares um logaritmo, porque não usar apenas a raiz quadrada do produto das diferenças? Assim ficas com um número entre as duas parcelas do produto. Como queres saber apenas o mais duro, a raiz quadrada parece-me mais simpática. Nesta opção o teu máximo é 1147 e o meu é 504.

Também não percebi como chegaste ao teu gráfico em S, mas posso estar completamente baralhado. O que tens no eixo das ordenadas e no eixo das abcissas? :?

Analisei os teus hits e obtive o seguinte resultado (usando apenas o produto ou usando a raiz quadrada do produto, ambos em função da diferença de dias). Ajustei uma parábola ao primeiro e uma reta ao segundo, não porque deva ser essa a evolução esperada, mas apenas para se perceber melhor a diferença e porque os teu dados são muito certinhos no gráfico (os meus apresentam-se muito mais dispersos).

lmviterbo.jpg
lmviterbo.jpg (45.17 KiB) Viewed 52 times

EDIT: Entretanto percebi que nas abcissas do teu gráfico colocaste um número sequencial, seguindo a ordem dos hits por valor decrescente de Diff Product. E para teres valores de Diff Product inferiores a 1 imagino que tenhas calculado o número de dias tendo em conta também o instante do dia em que as notas foram registadas. Nos meus gráficos usei apenas o número de dias inteiros calculado pelo EBT e programas de estatísticas.
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”