EBT Dots Portugal Continental 114+1

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

Post Reply
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Uma coisa é as Berlengas não terem um CP7. Outra completamente diferente é terem as coordenadas correctas de modo a assumirem o "dot" correcto, como deve ser, ficando com as coordenadas associadas ao CP4 genérico de Peniche. Isto se já não está assim, porque não verifiquei...
suntzu wrote:@ Castanhola ... já pensaste fazer um part-time como Carteiro ??? És o gajo ideal para colocar uma dependência dos CTT em estado de sítio :twisted:
Os CTT não, mas a secção portuguesa do EBT sim... :mrgreen: porque sou neste momento o mais recente "plotter" do universo EBT...
My EBT Profile
Best portuguese ranking: 2 (2022-09-22)
Best international ranking: 74 (2024-03-18)
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Link for my EBTST statistics on my EBT profile
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:sou neste momento o mais recente "plotter" do universo EBT...
:D

Boa, bem-vindo, espero que faças mais do que eu... :oops: 8)
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Alguém tem o dot das Berlengas?
pipocadoce
Euro-Master
Euro-Master

Post by pipocadoce »

Como disse, esta dúvida foi minha e continuo sem resposta, ou seja, ainda não consegui editar a informação do DOT, a nota que tenho é esta. Mas aguardo informação precisa e correcta para editar o CP7.

Já agora deixo o meu mapa de 100 DOTS.
Smile ;o) always 76 :flag-eu: 62 :flag-pt: ,4 :flag-de: ,3 :flag-nl: ,1 :flag-si: ,2 :flag-es: ; 2 :flag-fr: ; 1 :flag-be: ; 1 http://pt.eurobilltracker.com/img/flags/Thailand.gif" onclick="window.open(this.href);return false; :flag-th:
my profile
Postcrossing
Postcrossing forum
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

A lista de código postal, nesta última edição que está em vigor desde Abril, deixou de ter freguesias, agora só tem distrito e concelho para cada entrada, o que torna mais difícil a localização com toda a certeza de determinado local.

Mas lembrei-me de verificar numa lista de código postal mais antiga e, de facto, verifica-se que o Bairro dos Pescadores com CP7 2520-628 não é na freguesia de São Pedro, pelo que se confirma efectivamente que a minha suposição estava errada.

Ou seja, resultado final das investigações, desta vez com toda a certeza: as Berlengas não têm CP7.

Caso encerrado (por enquanto, claro, que o CP7 pode surgir numa próxima edição da lista de código postal).
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

pipocadoce wrote:Como disse, esta dúvida foi minha e continuo sem resposta, ou seja, ainda não consegui editar a informação do DOT, a nota que tenho é esta. Mas aguardo informação precisa e correcta para editar o CP7.

Já agora deixo o meu mapa de 100 DOTS.
Se ninguém tem o "dot" é porque ninguém registou notas nas Berlengas. A pipoca por exemplo, registou as notas dela em Peniche, no Cabo Carvoeiro, que corresponde a um dot diferente. Para a nota assumir as Berlengas terás de alterar a localidade. Se o CP7 não existe a minha sugestão é que se use o CP4 genérico de Peniche, ou seja o 2520.

Mas, já agora, antes de cada um começar a usar um nome diferente, convém definir correctamente o nome:
  • Ilha da Berlenga
  • Berlenga Grande
  • Berlenga
  • ...
O que vos parece? Qual a tua opinião lmviterbo, tu que és velhinho nestas coisas?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:Para a nota assumir as Berlengas terás de alterar a localidade. Se o CP7 não existe a minha sugestão é que se use o CP4 genérico de Peniche, ou seja o 2520.
Sim, e isto devia ser mais do que uma sugestão, devia ser uma linha de orientação a seguir sempre.
Castanhola wrote:Mas, já agora, antes de cada um começar a usar um nome diferente, convém definir correctamente o nome:
  • Ilha da Berlenga
  • Berlenga Grande
  • Berlenga
  • ...
O que vos parece? Qual a tua opinião lmviterbo, tu que és velhinho nestas coisas?
A minha opinião é que, quanto ao nome das localidades, se deve seguir a lista do código postal, à excepção daquelas vezes em que é evidente que a lista está errada. Já me aconteceu encontrar erros na lista, e uma delas foi o Zambujal de Bucelas, conforme referi aqui (tem placa de identificação, é separada de outros aglomerados populacionais, os locais não têm dúvida de que é uma localidade e não parte de outra). Já tinha, de resto, feito este esclarecimento mais detalhadamente no Portugal de A a Z. Se calhar este assunto deveria ir para o tópico Esclarecimento de dúvidas, se é que não está já lá. Além disso, há casos de bairros que já foram localidades, como é a Brandoa, Alfornelos, etc., hoje todas "ex-localidades": notas obtidas aqui devem sempre ser registadas na localidade Amadora.

Especificamente sobre a localidade das Berlengas:
  • Eu diria que, apesar de, administrativamente, as Berlengas pertencerem à freguesia de São Pedro, que é uma das três que estão dentro da cidade de Peniche, é uma localidade claramente distinta. O faroleiro, que é, se nao estou em erro, a única pessoa que lá vive em permanência, não dirá certamente que vive em Peniche. Por isso, acho que temos aqui um caso de excepção.
  • Não vejo razão para considerar que o resto do arquipélago é uma localidade ou são localidades diferentes da Berlenga Grande.
  • O sítio é conhecido pelo país fora como Berlengas.
Conclusão: acho que o nome da localidade deveria ser Berlengas.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

lmviterbo wrote:Conclusão: acho que o nome da localidade deveria ser Berlengas.
Pronto meninas... toca lá a registar as ditas em 2520 Berlengas, que nós tratamos do resto... Ou alguém tem outra sugestão para o nome?!...

Mudando de assunto: onde estavas tu, lmviterbo, quando desta discussão (começa na página anterior)? Acabei por informar o ravestorm para definir a localidade Pai do Vento, embora sem estar totalmente convencido.

Edit: O assunto foi discutido posteriormente. As notas devem ser registadas em Berlenga Grande, código postal 2520.
Last edited by Castanhola on Wed Jul 23, 2008 4:26 pm, edited 2 times in total.
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Castanhola wrote:onde estavas tu, lmviterbo, quando desta discussão (começa na página anterior)? Acabei por informar o ravestorm para definir a localidade Pai do Vento, embora sem estar totalmente convencido.
É que eu não lia este tópico. Entretanto, já passei a estar atento, mesmo antes de escrever aqui fosse o que fosse.

E agora uma nota para todos:

COMUNICADO DO DECANO PORTUGUÊS DOS CÓDIGOS POSTAIS E LOCALIDADES:
A Comissão Especializada em Georreferenciação do EBTF Portugal acaba de anunciar que o Castanhola sensei ascendeu com distinção ao 10º Dan do Cêpêdô. A partir de agora, há dois Grandes Mestres dos Códigos Postais e Localidades.

O Castanhola é assim o novo Henri Courtine do EBT. Se eu não responder a dúvidas sobre códigos postais e localidades, responde o Castanhola, e vice-versa.
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Eu acho que devia ser Ilhas Berlengas, porque acho que não se justifica andar a fazer as respectivas subdivisões, além de que acho importante referir que se trata de uma ilha.
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

No plural penso que não. Quanto muito Ilha Berlenga (ou Ilha da Berlenga), pois só a Berlenga Grande é habitada e tem comércio, habitantes e turistas para poderes obter notas... a não ser que encontres algum colega de pesca submarina com quem troques uma nota... :mrgreen: E penso que o lmviterbo não estava a fazer subdivisões, mas apenas a assumir que só vai haver notas da Berlenga Grande...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

margata wrote:Eu acho que devia ser Ilhas Berlengas, porque acho que não se justifica andar a fazer as respectivas subdivisões, além de que acho importante referir que se trata de uma ilha.
Castanhola wrote:No plural penso que não.
[...]
E penso que o lmviterbo não estava a fazer subdivisões, mas apenas a assumir que só vai haver notas da Berlenga Grande...
No plural, sim, e sem Ilhas atrás: Berlengas, só.

Em princípio só haverá notas da Berlenga Grande mas é de facto possível imaginar cenários como um biólogo ebtista obter uma nota nos Farilhões de um colega e, tal como já disse,
Não vejo razão para considerar que o resto do arquipélago é uma localidade ou são localidades diferentes da Berlenga Grande.
E, quando disse...
O sítio é conhecido pelo país fora como Berlengas.
... estava a falar do sítio todo, o arquipélago, tanto como apenas da ilha da Berlenga Grande.

Ou seja, agora não estou a dizer nada que não tivesse dito já... Mas pelos vistos andam a ler a correr o que eu escrevo. Olha, escrevesse menos, que já os meninos liam e percebiam à primeira, é o que é. 8)
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Castanhola wrote:Pronto meninas... toca lá a registar as ditas em 2520 Berlengas, que nós tratamos do resto... Ou alguém tem outra sugestão para o nome?!...
margata wrote:Eu acho que devia ser Ilhas Berlengas, porque [...] acho importante referir que se trata de uma ilha.
A "Velhota" apenas sugeriu outra designação. Não se tratou de nenhum mal entendido do que escreveste. Foi apenas outra opinião... Fica então 2520 Berlengas? Ou 2520 Ilhas Berlengas? Voto na primeira...
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
Castanhola
Euro-Master
Euro-Master

Post by Castanhola »

Já vi que alguém resolveu registar duas notas em:
2008-07-21 01:56:41 :flag-pt: Ilha Berlenga (2520)
Mas as coordenadas ainda não estão definidas...

Ou foi a Pipoca ou a Velhota...

Afinal em que ficamos lmviterbo? Fica Berlengas?
My EBT Profile
My EBTcheck statistics
My nigmm statistics
margata
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by margata »

Fui eu, mas quando chegarem a acordo digam....
De qualquer forma estou tentada em mudar para Ilhas Berlengas :lol:
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”