[Ajuda/Help] Localidades, códigos postais e geolocalização [Cities and postal codes]

Debates e opiniões em português

Moderators: leofer40, Castanhola

CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Re: Localidades

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Antes das páginas e páginas que vi na net, não tinha dúvidas de que seria A-Ver-o-Mar.
Idem
Eu optaria por Aver-o-Mar, [...] e apostaria que é esta a designação que mais vezes será usada nos registos que alguém fizer no EBT.
Idem. Chamo a atenção que o Decreto-Lei 96/2003 for rectificado em Novembro com a rectificação 17/2003 com a seguinte redação:
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Declaração de Rectificação n.o 17/2003
Para os devidos efeitos, se declara que a Lei n.o 96/2003, de 26 de Agosto — Elevação da povoação
de A Ver-o-Mar, no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, à categoria de vila, publicada no Diário
da República, 1.a série-A, n.o 196, de 26 de Agosto de 2003, saiu com as seguintes incorrecções, que assim se rectificam:
No título e no artigo único onde se lê «A Ver-o-Mar,» deve ler-se «Aver-o-Mar,».
Assembleia da República, 21 de Outubro de 2003. —A Secretária-Geral, Isabel Corte-Real.
Fica assim "fechado" o tema.
Este tipo de problemas vai surgir mais vezes. Por exemplo, quando for preciso decidir entre Cavês e Cavez.
Idem, e, se não me engano, ainda só vais na terceira Vila da lista... ;-) Meteste-te numa embrulhada... Boa sorte! :mrgreen:

Achei muito curioso que o topónimo se tenha corrumpido por via erudita, do original "Abonemar". Ou seja, alguém achou que as gentes da terra tinham era um sotaque muito esquesito, e que aquilo se chamava era "A-ver-o-mar". Faz-me lembrar os nomes de jogadores brasileiros como "Maicôn" (corrupção do nome inglês "Michael") "Deivid" (inglês "David")
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

O nome oficial, afinal, é também Aver-o-Mar. Ver Declaração de Rectificação 17/2003. Confirma-se portanto.

:!: Só depois de escrever isto é que vi que o CarlosManta já tinha referido isto. Ou isso ou andou a fazer limpezas na internet, como diz que eu faço… :P
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Assunto arrumado então. Mais problemas aparecerão certamente :mrgreen:
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Preciso de ajuda em 2 vilas,

No concelho da Maia:
Castelo da Maia ou Castêlo da Maia? Sempre ouvi Castêlo da Maia e a instituição que mais nome dá à vila é o Castêlo da Maia Ginásio Clube. No entanto no Dec.Lei de elevação a vila está Castelo de Maia.

A outra é no concelho de Lagoa;
Praia do Carvoeiro, Vila de Carvoeiro ou apenas Carvoeiro? No site da CM de Lagoa não dá para perceber, umas vezes chama-lhe Carvoeiro e outras Vila de Carvoeiro. No Dec.Lei de elevação a vila aparece Praia do Carvoeiro.

Alguém tem a resposta a estas dúvidas

edit: Já agora mais uma :mrgreen:
Em Fafe:
São Romão de Arões como diz a CM Fafe ou Arões (São Romão) como diz o INE e o Dec.Lei?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Tomei a liberdade de mudar Castelo da Maia para Castêlo da Maia. Já tinha havido troca de ideias sobre o assunto, o CarlosManta propôs Castêlo da Maia para nome principal da localidade, apesar de não ser o oficial. Eu concordei e continuo a concordar, incluindo, além dos que já foram referidos pelo Manta, os argumentos que dei recentemente para Olhão.

Tomei a liberdade também de fundir os perfis de Carvoeiro e Praia do Carvoeiro, deixando como nome principal Praia do Carvoeiro, não só por ser o oficial mas também porque era o que tinha mais notas registadas (apesar de registadas por um possível faker a quem poderão ter sido anuladas muitas notas).
A. Simões wrote:No concelho da Maia:
Castelo da Maia ou Castêlo da Maia? Sempre ouvi Castêlo da Maia e a instituição que mais nome dá à vila é o Castêlo da Maia Ginásio Clube. No entanto no Dec.Lei de elevação a vila está Castelo de Maia.

A outra é no concelho de Lagoa;
Praia do Carvoeiro, Vila de Carvoeiro ou apenas Carvoeiro? No site da CM de Lagoa não dá para perceber, umas vezes chama-lhe Carvoeiro e outras Vila de Carvoeiro. No Dec.Lei de elevação a vila aparece Praia do Carvoeiro.
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

A. Simões wrote:Em Fafe:
São Romão de Arões como diz a CM Fafe ou Arões (São Romão) como diz o INE e o Dec.Lei?
Sem investigação nenhuma:

Eu diria São Romão de Arões. Aposto que é assim que lhe chamam os locais; duvido que digam «moro em Arões São Romão». E já há uma entrada em São Romão de Arões — há ou não há, CarlosManta? :)
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Então os nomes das vilas devem "Castêlo da Maia" e "Praia do Carvoeiro"?
E quando à vila em Fafe qual a opinião?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Pois, eu diria que sim a tudo: Castêlo da Maia, Praia do Carvoeiro e São Romão de Arões. Aquilo que for válido para o EBT é válido para a lista de vilas do NIG. Mas isto são opiniões um bocadinho apressadas, pode ser que venham aí opiniões mais ponderadas. :)
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Assunto fechado então.
Já só me falta reunir os CP4 das vilas para fazer o ficheiro NIG e depois abrir o jogo :D
CarlosManta
Euro-Master
Euro-Master

Post by CarlosManta »

lmviterbo wrote:Pois, eu diria que sim a tudo: Castêlo da Maia, Praia do Carvoeiro e São Romão de Arões. Aquilo que for válido para o EBT é válido para a lista de vilas do NIG. Mas isto são opiniões um bocadinho apressadas, pode ser que venham aí opiniões mais ponderadas. :)
Por motivos óbvios, concordo com Castêlo da Maia, e com São Romão de Arões. :)

Sobre Carvoeiro, para mim é mais difícil. Se fosse eu a escolher, escolhia apenas "Carvoeiro". Mas não me chocam as restantes escolhas. Tirando talvez "Vila de Carvoeiro", essa para mim seria a última escolha, a menos que alguém daquela zona garantisse que é assim conhecido o sítio. Senão todas as vilas começavam por "vila de". Chamo também a atenção de o site da Câmara de Lagoa usar o "de" e não o "do", Ou seja, na lista das praias aparece "Praia de Carvoeiro" e na lista das freguesias "Vila de Carvoeiro". Devido a todas estas variações, a mim parece-me mais simples usar "Carvoeiro", mas não me oponho que se continue a usar "Praia do Carvoeiro", que é onde estão registadas 1100 das 1250 notas da localidade. As restantes 150 estão em "Carvoeiro".

O Castanholices tem 75 notas registadas lá, e "cheira-me" que registou como "Carvoeiro". Será que ele investigou isso melhor que nós?
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Boa análise do CarlosManta. Subscrevo-a. Mude-se para Carvoeiro se não houver ninguém contra.
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Proponho a alteração do nome da localidade Alpendurada e Matos para "Vila de Alpendurada", Dec.lei de elevação a vila e alteração no nome da localidade.

Reparei que tenho uma localidade, no caso uma vila, sem ponto, Rebordões, concelho de Santo Tirso, Distrito do Porto
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

A. Simões wrote:Proponho a alteração do nome da localidade Alpendurada e Matos para "Vila de Alpendurada", Dec.lei de elevação a vila e alteração no nome da localidade.

Reparei que tenho uma localidade, no caso uma vila, sem ponto, Rebordões, concelho de Santo Tirso, Distrito do Porto
Também já existia uma Vila de Alpendurada. Juntei as duas, com o nome de Vila de Alpendurada.

Rebordões já está no mapa e no respetivo concelho.
A. Simões
Euro-Master in Training
Euro-Master in Training

Post by A. Simões »

Nova localidade sem ponto. Não fui o primeiro a registar notas nesta localidade, Marecos, fica no concelho de Penafiel
lmviterbo
Euro-Master
Euro-Master

Post by lmviterbo »

Feito.
A. Simões wrote:Marecos, fica no concelho de Penafiel
Post Reply

Return to “Discussão do site e de euro-tracking (Português)”